Faixa Atual

Título

Artista


Festival de Veneza 2020: Filme sobre prisão de Caetano Veloso é selecionado

Escrito por em julho 28, 2020

O Festival será o primeiro presencial a acontecer desde o início da pandemia do Coronavírus

Após confirmar e manter a data para setembro deste ano, a programação do Festival de Veneza de 2020 foi anunciada. Dentre os selecionados está o documentário Narciso em Férias, sobre a prisão de Caetano Veloso em 1968.

O filme participará da seção oficial Out of Competition. Com roteiro e direção de Renato Terra (Uma Noite em 67) e Ricardo Calil (Cine Marrocos), o longa é traz o artista relembrando a sua prisão na Ditadura Militar, quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas casas em São Paulo, 14 dias depois de decretado o AI-5.

Agora, cinquenta e dois anos depois, Caetano fala sobre o período mais duro de sua vida e reflete sobre os 54 dias que passou encarcerado. “Eu tinha que comer ali no chão mesmo. Isso durou uma semana, mas pareceu uma eternidade. Eu comecei a achar que a vida era aquilo ali. Só aquilo. E que a lembrança do apartamento, dos shows, da vida lá fora era uma espécie de sonho que eu tinha tido”, conta o músico no documentário sobre seus dois primeiros dias na solitária.

“A beleza deste filme está na maneira como Caetano Veloso, o artista em questão, hoje com 77 anos, é capaz de nos levar de volta àquela cela e nos fazer partilhar da impotência do rapaz preso. Diante da violência, qualquer excesso seria injustificado. Este é um filme sobre o Brasil de antes e talvez de amanhã. Os fantasmas continuam entre nós”, diz o coprodutor João Moreira Salles.

O 77º Festival de Veneza acontece de 2 a 12 de setembro, na Itália, sendo o primeiro festival em formato presencial desde o início da pandemia de Covid-19.

“Estamos felizes e honrados de iniciar a trajetória do filme pelo Festival de Veneza, que é ao mesmo tempo o primeiro festival de cinema do mundo e o primeiro que será presencial no mundo pós-pandemia. ‘Narciso em Férias’ é um filme que fala do passado do Brasil, por meio das memórias de Caetano Veloso sobre sua prisão na ditadura, mas também tem muito a dizer sobre o presente do país”, contou o diretor e roteirista Ricardo Calil.

Narcio em Férias será exibido em uma mostra fora da competição pelo Leão de Ouro e é o único brasileiro na programação do Festival de Veneza de 2020.

Foto: Internet

Fonte: AdoroCinema


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *