Faixa Atual

Título

Artista


Feriado de 1º de maio deve ser mais um sábado com comércio fechado

Escrito por em abril 27, 2021

No Dia do Trabalho não será permitido o atendimento com funcionários nos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos, Antônio Prado e Nova Pádua

Representante legal do comércio varejista nos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos, Antônio Prado e Nova Pádua, o Sindilojas Caxias buscou a negociação com o Sindicomerciários para possibilitar a abertura do comércio com a presença de funcionários neste sábado (1º de maio, Dia do Trabalho).

Na negociação, para permitir o trabalho neste feriado, o sindicato laboral solicitou ao Sindilojas Caxias como contrapartida a garantia de conceder 100% do INPC na negociação salarial deste ano para a CCT 2020/2021. No entanto, de acordo com a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, não é viável a entidade se comprometer com este índice de reajuste.

A presidente reconhece que trabalhar neste sábado (1°) seria uma oportunidade para o comerciário, para o consumidor e para o empresário varejista, mas a solicitação do Sindicomerciários inviabilizou o acordo: “Este sábado é, especialmente, importante porque seria uma chance para fazer as compras para o Dia das Mães, uma das principais para o comércio”.

Apenas os proprietários poderão permanecer nos estabelecimentos

Os estabelecimentos comerciais dos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos, Antônio Prado e Nova Pádua que desejarem atender os clientes, poderão atuar apenas com a presença dos proprietários, dentro dos limites de ocupação e cuidados sanitários estabelecidos na legislação municipal e estadual.

Lembrando que o Estado permite a abertura do comércio em todos os dias da semana, mas a presença de funcionários é regulamentada em Convenção Coletiva, ou seja, pela regra da CCT, nesta data só é possível a abertura do comércio pelos proprietários.

A Assessoria Jurídica do Sindilojas Caxias está disponível para esclarecimento de dúvidas pelo telefone 54 99700-2555 e também pelos e-mails [email protected] e [email protected]


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *