Faixa Atual

Título

Artista


Feira do Livro de Caxias do Sul terá 29 bancas e encontros virtuais com escritores

Escrito por em novembro 5, 2020

Após três adiamentos, data do evento foi confirmada de 27 de novembro a 13 de dezembro na praça Dante Alighieri em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira

Após três adiamentos devido a pandemia do Covid-19, a 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul vai ocorrer de 27 de novembro a 13 de dezembro na praça Dante Alighieri. A data do evento, que tem tema este ano “Leitura, prazer e liberdade”, foi confirmada em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (5), na Biblioteca do Largo da Estação. A edição deste ano contará com o poeta, professor e jornalista Dinarte Albuquerque Filho como patrono do evento e o livreiro Paulo Roberto Fogaça como amigo do livro.

A abertura oficial será no dia 27 de novembro, às 18h30min, na praça Dante Alighieri, com show da banda caxiense “Rota Lunar”. Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, realizadas de forma presencial (64) e virtual (32), abertas à comunidade e 29 bancas, sendo 20 de Caxias do Sul e nove de outros municípios, que oferecerão até 20% de desconto.

Conforme a secretária da Cultura, Luciane Perez, a Feira este ano chega com uma formatação inédita, que contemplará atividades presenciais e virtuais em 17 dias de evento, atendendo as medidas sanitárias. “Que a Feira do Livro de Caxias do Sul seja um passaporte para a leitura ampla da sociedade e que oportunize a possibilidade de descobertas, de leituras para novas e importantes discussões sobre o nosso ser e estar no mundo”, frisa.

Para o patrono desse ano a emoção é sempre difícil descrever. “Talvez, por isso, existe a literatura que fazem as coisas ganharem outra dimensão. Esse é um ano que as palavras reinventar e repensar passaram a fazer parte da rotina”, salienta Dinarte.

Protocolo Sanitário

Devido a pandemia várias medidas serão tomadas como acesso permitido a pessoas usando máscara e com as e com as mãos higienizadas; os colaboradores trabalharão com máscaras de proteção, devendo trocá-las a cada 2 horas; caso haja formação de fila de espera para acesso aos locais de programação ou comércio de livros, esta deverá observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e privilegiar o local mais arejado, sempre que possível; no caso de locais com acesso controlado, será aferida a temperatura dos ingressantes com a utilização de termômetro de infravermelho; as bancas guardarão entre si distanciamento mínimo de 1 metro nas laterais, podendo este espaço ser inutilizado por questões sanitárias de afastamento social; todas as bancas deverão disponibilizar álcool etílico álcool 70% para higienização das mãos dos clientes; recomenda-se que os livros adquiridos não sejam manipulados antes do quinto dia após a compra e que as partes passíveis de higienização com álcool ou outro desinfetante sejam higienizadas; entre outros itens.

Programação

A edição deste ano contará com 25 escritores nacionais, que têm encontro marcado com o público em 28 mesas temáticas, bate-papos, palestras e oficinas. Entre eles Jeferson Tenório, José Falero, Diana e Mário Corso, Juremir Machado, Luiz Antônio de Assis Brasil, Valesca de Assis, Celso Gutfrend, Roger Mello.

O escritor caxiense também será destaque na Feira do Livro, que contará com a participação de 22 autores locais, incluindo a 4ª edição do Projeto “Escritor na Comunidade”. Serão oferecidas 55 sessões de autógrafos; 22 encontros no 16º Passaporte da Leitura, com 44 escolas; 10 apresentações do Tapete Mágico, além contações de histórias no palco da Feira e a 12ª Maratona de Contação de Histórias no dia 5 de dezembro.

A programação completa você confere no site da prefeitura municipal.

Ouça entrevista com a secretária da Cultura Luciane Perez

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Feira este ano terá vários protocolos sanitários devido a pandemia do Covid-19

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *