Faixa Atual

Título

Artista


Famurs solicita programa de ampliação de testagem para os municípios gaúchos

Escrito por em maio 13, 2021

Reunião online, foi realizada com secretária estadual de saúde, Arita Bergmann

O presidente da Famurs, Maneco Hassen, se reuniu no final da tarde desta terça-feira (11.05) com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. Durante o encontro online, Maneco Hassen reivindicou a criação de um programa de ampliação de testagem para os municípios gaúchos e a distribuição igualitária e proporcional das vacinas da Pfizer para todos os municípios do Rio Grande do Sul. “A ampliação na testagem de maneira regular e organizada é fundamental para termos um monitoramento completo da pandemia em todos os municípios do Rio Grande do Sul. E o governo do RS precisa criar condições na distribuição das doses das vacinas da Pfizer o mais rápido possível para aumentar o ritmo de vacinação nos municípios”, ressaltou o presidente da Famurs, Maneco Hassen.

A secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, confirmou que vai atender o pedido do presidente Maneco Hassen e irá desenvolver um projeto em parceria com a Famurs para o aumento de testes no interior gaúcho. “Sabemos que a testagem realizada de maneira regular ajuda muito no monitoramento e vamos criar um grupo de trabalho com a federação para aumentar o número de testes no interior gaúcho”, destacou Arita Bergmann.

A secretaria estadual da saúde também se comprometeu em avaliar o envio de vacinas da Pfizer para o interior gaúcho, mas esclareceu que, até o momento, a decisão de aplicar na capital é determinação do Ministério da Saúde. Conforme a secretaria de saúde, há tratativas avançadas com universidades do interior para que possam ser usados os ultrafreezers dessas instituições para o armazenamento das vacinas. A SES esclareceu ainda que o fato de as remessas da Pfizer terem ficado na capital não implicou em menos doses, proporcionalmente, aos municípios do interior. Houve compensação com vacinas de outras marcas.

O encontro também contou com a participação da prefeita de Cruz Alta e médica, Paula Rubin Facco e da chefe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do RS, Tani Ranieri.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Famurs


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *