Faixa Atual

Título

Artista


Famurs e Coepede incentivam a criação de Conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência nos municípios gaúchos

Escrito por em junho 8, 2021

Uma pesquisa realizada pela Famurs apontou que 75% dos municípios ainda não possuem um Conselho Municipal específico de Direitos das Pessoas com Deficiência

Com objetivo de fomentar as políticas públicas no Rio Grande do Sul destinadas às pessoas com deficiência, a Famurs em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede) promoveu na noite desta segunda-feira (07) uma live para falar sobre o tema.

Durante a live, o presidente da Famurs, Maneco Hassen apresentou uma pesquisa realizada pela federação que apontou que 75% dos municípios que responderam o levantamento ainda não possuem um Conselho Municipal específico de Direitos das Pessoas com Deficiência. Outro dado revela que 90% dos municípios considera importante ter um conselho específico tratando sobre o tema. E 82% dos municípios consultados querem ajuda do Conselho Estadual para a formação de um Conselho Municipal que debata os temas ligados com a inclusão. A pesquisa da Famurs ouviu 231 municípios no estado.

“São dados que chamam a nossa atenção e que merecem um olhar especial. Precisamos desenvolver estratégias com diálogo e responsabilidade que possibilitem a criação de Conselhos de Direitos das Pessoas com Deficiência nos municípios gaúchos. É muito importante ter a cobrança para que se consiga resultados em políticas de incentivo à formação de Conselhos Municipais de Direito das Pessoas com deficiência. As entidades precisam cobrar cada vez mais os políticos. É preciso fazer a boa cobrança nas prefeituras. Nem sempre os prefeitos e vereadores enxergam sozinhos. Por isso, as entidades devem criar alternativas de aproximação para que essa pauta ganhe prioridade das gestões municipais”, destacou o presidente da Famurs, Maneco Hassen.

A live “Famurs e Copede no incentivo à formação de Conselhos Municipais de Direitos das Pessoas com Deficiência” foi realizada com transmissão pelo Facebook da Famurs e pelo canal no youtube da entidade. Participaram do encontro a presidente do Coepede, Jussara Muller de Assis, a conselheira Cimone Halberstadt e o presidente da Famurs, Maneco Hassen.

O debate além de abordar a importância e a necessidade de aumentar o número de Conselhos Municipais no estado, foram apresentados dados relacionados aos espaços já existentes, obtidos através de pesquisa com as Secretarias Municipais de Assistência Social.

Fonte: Famurs


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *