Faixa Atual

Título

Artista


Famílias retomam atividades na horta comunitária da Zona Norte, em Caxias do Sul

Escrito por em novembro 11, 2021

São cultivadas hortaliças, frutas, legumes, feijão, aipim, batata, temperos e ervas medicinais

Foram retomadas nesta quarta-feira (10) as atividades presenciais com as 73 famílias cadastradas no projeto Horta Comunitária da Zona Norte, em Caxias do Sul. Por causa da pandemia, o último encontro havia sido realizado em dezembro de 2019. Realizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), a ação ocorre no Centro Comunitário do Vila Ipê.

A equipe de profissionais promoveu um reencontro com foco na saúde, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. “Foi uma importante retomada. As famílias assistiram a uma palestra a cargo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, que informou sobre prevenção do câncer de mama e próstata”, conta a gerente de Segurança Alimentar, Luana Mugnaga.

A programação ainda contemplou dinâmicas e alongamentos, organizadas pelos servidores da Secretaria de Esporte e Lazer; lanche especialmente preparado; e entrega, a cada família, mudas de flores doadas pelo Horto Municipal, ligado à Secretaria do Meio Ambiente.

A Horta Comunitária foi criada em 2006 na área sob as torres da Eletrosul, entre os bairros Colina do Sol e Vila Ipê. As famílias plantam para consumo próprio e podem comercializar o excedente para complementar a renda. As famílias cadastradas produzem hortaliças, frutas, legumes, feijão, aipim, batata, temperos e ervas medicinais – a quantidade produzida depende de cada família. A atividade recebe acompanhamento por parte dos profissionais da SMAPA.

Foto: Divulgação/ Denise Pessôa


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *