Expodireto finaliza com aumento de 10% em negócios
Escrito por Luiz Augusto Filipini em março 9, 2020
Alternativas de irrigação registrou um aumento na procura.
A 22ª edição da Expodireto Cotrijal encerrou na última sexta-feira (06) em Não-Me-Toque, no norte do Estado. Em 2020, houve um aumento de 10% nos negócios, totalizando R$ 2,65 bilhões de reais.
Em meio à seca, considerada como a pior dos últimos oito anos, alternativas na irrigação foram muito buscadas por produtores.
Na semana passada, a Emater divulgou balanço informando que, em 2020, cerca de R$ 5 bilhões deixarão de circular na economia gaúcha com a quebra nas safras, principalmente de milho e soja.
A estimativa de safra aponta para perdas mais expressivas no milho grão, com redução de 21,2% na produção e 22,3% na produtividade, com 5.991 kg/hectare.
Maior cultura de verão do Estado, a soja também está sendo castigada pela falta de chuva. Conforme o estudo apresentado à imprensa, as plantações de soja no Rio Grande do Sul tinham perdas de 16,4% na produtividade e 16,2% na produção em fevereiro. O Estado deverá colher 16,5 milhões de toneladas este ano, contra uma projeção inicial de safra de 19,7 milhões de toneladas.
Os dados da Emater indicam que Rio Grande do Sul deve colher 28,7 milhões de toneladas nesta safra.
Fonte: Grupo Solaris.