Grupo Solaris

Expo Protásio reúne 20 mil pessoas e movimenta R$ 5 milhões em negócios

Após três dias de intensas atividades, o presidente da 2ª Expo Protásio, Ânderson Bolzan, divulgou o resultado do evento: 20 mil visitantes, 120 expositores e R$ 5 milhões em negócios.

Em vários momentos da feira comercial, agroindustrial, de serviços e artesanato, Bolzan e o prefeito José Spanhol falaram da satisfação de receber os expositores e os visitantes e salientaram o trabalho desenvolvido pelas pessoas que se engajaram para realizar a 2ª Expo Protásio.

No encerramento, no domingo, 11, a emoção tomou conta de Bolzan, Spanhol e das soberanas, Nathália Peruzzo e Bruna Martello. A conclusão da Expo Protásio: construir juntos é recompensador.

Espaço cultural – Um dos ambientes mais visitados e admirados da 2ª Expo Protásio foi o espaço cultural onde mostrou-se o passado e o presente e projetou-se a continuidade da história de Protásio Alves. Uma réplica de navio que trouxe os imigrantes italianos foi exposta, com sons reais, e tendo a bordo os primeiros moradores do Município com fotos. Além disso, o espaço abrigou a exposição dos trajes utilizados por soberanas protasioalvenses.

Reunião da Amesne, seminário agropecuário e encontro de soberanas e primeiras damas – Fez parte da programação do primeiro dia da Expo Protásio, 08, o encontro de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Em pauta, demandas em comum e análises do governo federal e do estadual.

O encontro das soberanas e primeiras damas contou com palestra de Kátia Tonello, visitação a pontos turísticos, apresentação dos alunos da escola Caetano Pelusso e confraternização.

O seminário agropecuário contou com os palestrantes Evandro Carlos Barros, da Empraba Concórdia Suínos e Aves; e a professora doutora Vânia Elisabete Scneider, da UCS.

Abertura oficial – Mais de 40 municípios representados por prefeitos e soberanas, autoridades, comunidade de Protásio Alves, convidados e expositores participaram da solenidade de abertura da 2ª Expo Protásio.

O presidente da segunda edição da Expo Protásio, Ânderson Bolzan, fez o primeiro pronunciamento e falou de valorização da gente de Protásio Alves e de pessoas que trabalharam para a realização do evento.

As soberanas, Nathália Peruzzo e Bruna Martello, também falaram de “construir juntos” para todos e trabalho de toda a comunidade.

O deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) salientou a importância do Município como ente federativo e exaltou o trabalho da administração de José Spanhol e sua equipe.

Ronaldo Santini, deputado federal do PTB, lembrou que Protásio Alves deu a ele a pessoa mais importante de sua vida, a mãe. Santini exaltou a importância de feiras locais: “elas elevam o ego da população e projetam o município”.

O prefeito José Spanhol falou em gratidão e reconhecimento ao empenho e ao esforço de toda a equipe da Expo Protásio. Lembrou que as ações da gestão municipal têm como maior objetivo oferecer mais qualidade de vida às pessoas.

O padre Luciano Cansan encerrou a solenidade com a bênção ao evento.

As melhores das raças Jersey e Holandesa – No sábado, 09, foram conhecidas as fêmeas campeãs da Expo Protásio. O seguintes expositores levaram à feira, os animais premiados: raça Jersey: grande campeã, Delvino Zanin; reservada, Rafael Stella; e terceira melhor fêmea, Moacir Stella.
Raça Holandesa: grande campeã Rafael Alban; reservada, Rafael Stella; e terceiro melhor fêmea, Adenor Raimundo Cechin.
Os animais foram avaliados por Lucas Tomazzi, médico veterinário.
Jussandro Bortolon, da comissão da feira de gado leiteiro, destacou o apoio do Município e o empenho de todas as pessoas envolvidas neste setor da Expo Protásio.
O desfile das grandes campeãs acontece amanhã, 10, às 14h30min. Também houve exposição, sem concurso, de ovinos e gado Devon.

VII Encontro Regional de Artesanato – Valorização do que é da terra e do engajamento da Expo Protásio, Poder Público, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater marcou a abertura oficial do VII Encontro Regional de Artesanato que aconteceu no sábado, 09. A exposição de artesanato reuniu dezenas de expositores de 22 municípios da região.

Passeio Ciclístico marca lançamento do Roteiro Turístico Caminhos da Imigração – Domingo de sol, 10, mais de 140 ciclistas no Roteiro Turístico Caminhos da Imigração. Assim, foi o lançamento que estava na programação oficial da 2ª Expo Protásio. Na saída, na Praça Dr. Protásio Alves, os ciclistas ouviram o secretário de Turismo, Cultura e Desportos, Carlos Brancalione, falar sobre as belezas do roteiro e sobre orientações do trajeto que teve acompanhamento, pontos de apoio e serviços de saúde e o prefeito José Spanhol que deu as boas vindas e falou do município. Por fim, a bênção do padre Luciano Cansan.

Foram 31 quilômetros desde a saída, sendo 28 no roteiro Caminhos da Imigração. Subidas, descidas, barro, imagens de tirar o fôlego. Roteiro elogiadíssimo pelos participantes dos municípios de Protásio Alves, Ipê, Nova Prata, Guaporé, Vanini, Paraí, Montauri, Ciríaco, Veranópolis, Fagundes Varela, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Vila Flores, Nova Araçá, Nova Bassano, Casca, André da Rocha e Porto Alegre.

Shows animaram a Expo Protásio – O primeiro dia de Expo Protásio, sexta-feira, 08, teve muita música boa no palco do pavilhão de shows: começou com Voce In, seguiu com The Travellers e encerrou com Vini Netto e DJ Thiago Matias. No sábado, 09: grupos de Capoeira, Companhia Atmosfera, Alma Gaudéria e Tchê Guri. O domingo, 10, levou ao palco da Expo Protásio, o grupo folclórico Fabemballare, teve apresentação do DJ Cris, a cantora Gê Duran e o Trio Parada Dura que encantaram os presentes.

O Trio Parada Dura que canta há 60 anos levou ao público grandes sucessos do sertanejo raiz, como “andorinhas”, “telefone mudo”, “aceita que dói menos”, “fuscão preto” e muitos outros.

Os corais locais, Ecco Dei Montti e Canto e Encanto, também se apresentaram e receberam a carinhosa e merecida recepção do público da Expo Protásio, pois, “cultura é nosso legado”.

Texto: Sonia Reginato/C+C

Imagens: Sonia Reginato/C+C e Josué Rizzotto

Sair da versão mobile