Faixa Atual

Título

Artista


Estudo aponta Flores da Cunha entre as 10 cidades menos vulneráveis ao coronavírus do país

Escrito por em maio 18, 2020

Cidade da Serra gaúcha é a quarta colocada do país e a primeira do estado, no Índice de Vulnerabilidade dos Municípios

Um estudo aponta que Flores da Cunha está entre as 10 cidades brasileiras menos vulneráveis à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O município é o quarto colocado no país pelo Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim para mapear o cenário da pandemia no país. O estudo, divulgado com exclusividade no último sábado, dia 16, pela Revista Exame, coloca o município como primeiro no Rio Grande do Sul.

Além das condições de leitos disponíveis e de respiradores, o estudo considera fatores como a proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade. Flores da Cunha é o único município gaúcho entre os dez menos vulneráreis ao vírus. Com pouco mais de 30 mil habitantes, Flores está atrás no estudo, apenas de: Colina-SP (21 mil hab.), São Bernardo do Campo-SP (736 mil hab.) e Nova Lima-MG (94 mil hab.).

Ao todo, o índice tem dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos de diferentes pesos: população vulnerável (peso: 32,35%) , economia local (peso: 11,76%) , estrutura do sistema de saúde (peso: 23,53%), organização do sistema de saúde (peso: 20,59%) e capacidade fiscal da administração municipal (peso: 11,76%).

De acordo com o Instituto Votorantin, no levantamento foram usados somente dados públicos de diferentes bases, como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

10 cidades menos vulneráveis:

  1. Colina (SP)
  2. São Bernardo do Campo (SP)
  3. Nova Lima (MG)
  4. Flores da Cunha (RS)
  5. Colômbia (SP)
  6. Cuiabá (MT)
  7. Extrema (MG)
  8. Porto Reral (RJ)
  9. Olímpia (SP)
  10. Gavião Peixoto (SP)

10 cidades mais vulneráveis:

  1. Mojuí dos Campos – PA
  2. Wanderley – BA
  3. Ibirataia – BA
  4. Sítio do Quinto – BA
  5. Jussiape – BA
  6. Delmiro Gouveia – AL
  7. Ubaitaba – BA
  8. São Francisco – MG
  9. São Raimundo Nonato – PI
  10. Faro – PA
Foto: Prefeitura de Flores da Cunha/ Divulgação

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *