Faixa Atual

Título

Artista


Estresse: Uma porta para outros problemas

Escrito por em setembro 24, 2020

Dia Mundial de Combate ao Estresse é lembrado em 23 de setembro

As mudanças de rotina, o crescimento das cidades, pessoas cada vez mais ocupadas, são algumas das características da sociedade atual. Conhecido como um dos males do século, o estresse foi um dos problemas que aumentou ao longo dos anos e afeta grande parte da população nas mais variadas faixas etárias.

Caso não seja observado e trabalhado, os comportamentos que levam ao estresse podem também ser uma porta de entrada para outros problemas. Ele está ligado diretamente às emoções do nosso dia a dia, seja alegria, decepção, tristeza ou medo, algo que varia de pessoa para pessoa.

A Coordenadora Hospitalar do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Aurora Issa, explica que o estresse é algo complexo, e age de maneiras diferentes no organismo. “Pode ser um estresse agudo, quando a pessoa tem alguma reação ou susto, ou em situações de doença que gera estresse no organismo ou processo mais psicológico e emocional. Também pode ser um estresse contínuo ou crônico ligado a questões do dia a dia, ao acúmulo de preocupações”.

Uma pessoa que sofre com estresse adquire hábitos como não ter o cuidado adequado com a saúde, alimentação, sono, além da falta de exercícios, que podem causar problemas cardiovasculares, como o acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, o que causa a obstrução do fluxo sanguíneo. Além de problemas no coração, queda de cabelo, doenças na pele e gastrite também são problemas comuns.

Dados da Pesquisa Stress no Brasil, realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, mostra que 52,28% dos entrevistados dizem ter ou já terem recebido o diagnóstico de estresse.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *