Faixa Atual

Título

Artista


Estado define medidas para diminuir impacto da estiagem na região Sul do RS

Escrito por em março 6, 2020

Reunião entre Eduardo Leite, secretários e representantes da Corsan ocorreu na quinta (05).

O governo do Rio Grande do Sul definiu algumas das medidas que serão tomadas para dar suporte aos municípios afetados pela estiagem no Estado – em especial da região Sul, impactados com mais intensidade pela falta de chuva.

Embora algumas medidas ainda estejam em estudo, o governador Eduardo Leite autorizou a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Obras e Habitação a tomarem providências imediatas. A decisão foi anunciada na noite da quinta-feira (5), depois de reunião com secretários das pastas envolvidas na questão.

Por parte da Secretaria da Agricultura, o secretário adjunto Luiz Fernando Rodriguez Júnior explicou que vai acelerar a entrega de cerca de 40 micro açudes em municípios na região Sul. Além disso, providenciará, com maior rapidez, a entrega de kits de irrigação. A logística de transporte receberá o auxílio da Brigada Militar.

A Secretaria de Obras e Habitação se encarregará do processo de liberação de R$ 250 mil, referente à contratação de horas-máquina. Serão 12 municípios beneficiados – entre os quais Arroio Grande, Canguçu, Pedras Altas e São Lourenço –, todos no Sul do Estado. Ainda carente de análise pelo departamento jurídico, a verba deve ser liberada em breve.

Na próxima quarta-feira (11), o governador pretende se reunir com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para conversar sobre um possível auxílio aos municípios por parte do governo federal.

Fonte: Grupo Solaris com informações do Governo do RS.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *