Faixa Atual

Título

Artista


“Essas doses valem ouro” afirma Secretária da Saúde sobre vacinação da Covid em Flores da Cunha

Escrito por em janeiro 29, 2021

Neste primeiro momento, todos os imunizantes recebidos estão sendo aplicados em profissionais que atuam na área da saúde do município

A Secretária da Saúde de Flores da Cunha, Jane Paula Baggio, esteve presente no estúdio da Rádio Solaris FM 99.1, na tarde desta sexta-feira (29), para falar sobre a vacinação contra a Covid-19 no município. “A vacina não é a solução, ela faz parte da solução. A gente precisa que a comunidade siga se cuidando”, afirmou a secretária (ouça abaixo).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu, até esta sexta, dois lotes de vacinas contra a Covid-19. O primeiro deles, com 190 doses da CoronaVac, chegou ao município, em 19 de janeiro. Outras 190 unidades de imunizante, desta vez o produzido pela AstraZeneca, foram recebidas no dia 25. Ao todo, a cidade disponibiliza até agora, de 380 doses, para um grupo prioritário de cerca de 600 pessoas (profissionais da saúde), informa a Secretaria.

“Foi com muita alegria que a gente recebeu as primeiras doses de vacina na nossa cidade. Foi um evento que a gente fez simbólico, mostrando pra comunidade o quanto o esforço de todos os profissionais durante aquele ano todo que passaram, se representou em duas pessoas sendo vacinadas, que estavam trabalhando na linha de frente ao atendimento covid”, disse Jane.

Seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunizações (PNI), foram definidos dois grupos prioritários para a aplicação da vacina: primeiramente são imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus e, na sequência os demais trabalhadores da área. “A equipe de imunização está organizada”, garantiu Baggio.

Jane informou ainda que todas as vacinas recebidas até o momento, estão sendo aplicadas como primeira dose, conforme o cronograma da SMS. A pasta já obteve a confirmação de que outras unidades tanto da vacina CoronaVac, quanto a AstraZeneca, devem ser encaminhadas ao município nos próximos dias, garantindo assim a aplicação da segunda dose.

Por hora, de acordo com a Secretária, não há previsão oficial da chegada de novos imunizantes para aplicação da primeira dose, o que deve ocorrer, de acordo com estimativas, ao longo do mês de fevereiro. “Quando recebemos novas unidades, vamos divulgar quais são as próximas etapas de imunização e quem serão os próximos vacinados”, confirmou Baggio.

Enquanto a vacina não chega para toda a população, Jane lembra que é necessário continuar seguindo as recomendações prévias estabelecidas para controlar a pandemia da Covid-19. Usar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações seguem sendo as ‘regras de ouro’ para toda a comunidade evitar a proliferação da doença, afirma a Secretária.

Entrevista Secretária da Saúde Jane Paula Baggio


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *