Faixa Atual

Título

Artista


Escola São Pelegrino, desde 1990 transformando a educação na Serra gaúcha

Escrito por em junho 14, 2021

A reportagem da Rádio Solaris conversou com Andreia Boldo Marostica, diretora de ensino na unidade Caxias do Sul

A Escola São Pelegrino (ESP) é uma instituição de ensino especializada em cursos técnicos e profissionalizantes, e tem como objetivo oportunizar ao mercado conhecimento teórico e prático na formação profissional, contribuindo com o crescimento das comunidades em que atua. A reportagem da Rádio Solaris 99.1 FM conversou com Andreia Boldo Marostica, diretora de ensino na unidade Caxias do Sul, para conhecer a instituição.

Fundada em 1990, inicialmente oferecia treinamentos em informática. A partir de 2002, a escola começa a ampliar seu portfólio e hoje conta com nove cursos técnicos e mais de 20 cursos profissionalizantes. Além disso, a ESP, como é conhecida, é polo EAD (estudo a distância) da Faculdade Assis Gurgacz.

Com o decreto estadual que permitiu o retorno das aulas presenciais, as três unidades da escola, nos municípios de Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Nova Prata, reabriram suas portas. Segundo Andreia, os professores, através das plataformas de ensino virtual, buscam “deixar o aluno o máximo a vontade, mas receber o aluno no espaço físico da instituição é muito melhor”. A escola conta com laboratórios de informática, biblioteca e diversos ambientes que oportunizam um ambiente de ensino acolhedor.

A diretora conta que os professores da ESP buscam respeitar os valores individuais de cada estudante, entendendo as diferentes realidades em que cada um está inserido e procurando entender os seus objetivos com cada curso. “Você percebe as pessoas se transformando pela educação e transformando muitos sonhos através dela”, resume ela com orgulho.

Atenta as mudanças constantes do mercado de trabalho, a escola vem tralhando com o Projeto Cocriar, que, de acordo com a professora Andreia, é uma “inovação na arte de ensinar”. O programa, que atende os estudantes de todos os cursos, busca tornar o profissional melhor preparado para diferentes cenários de um futuro incerto.

Segundo a diretora de ensino, a metodologia da escola vem se tornando cada vez mais imersiva: “a gente está extraindo o que há de melhor em cada um dos nossos alunos”. A partir dos valores da empresa, que são competência, ética, responsabilidade e envolvimento, a visão da ESP é ser referência como formadora de profissionais qualificados e comprometidos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *