Faixa Atual

Título

Artista


Escola de Nova Roma do Sul se destaca com aulas integrativas

Escrito por em junho 11, 2021

A Escola de Ensino Fundamental Rio Branco adota a mesma temática para diversas disciplinas desde 2019

Adotar temas distintos para cada matéria é comum na rotina de muitos professores exceto para os profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Branco que desde 2019 que adota o método de aulas integradas, ou seja, uma temática a ser abordada em múltiplas disciplinas como forma de aprendizagem para seus alunos.

Livros infantis, eventos e festividades ou até mesmo objetos e brinquedos do cotidiano das crianças já foram selecionados como temas, que acabam entrando nos cadernos escolares para ambientar o conteúdo curricular em atividades de português, matemática, geografia, ciências, história, línguas estrangeiras, arte, ensino religioso, projeto de leitura e até educação física.

“Esta didática fez toda a diferença no ensino. Nós percebemos nitidamente o entusiasmo e o envolvimento com os temas. Como eles já conhecem profundamente os temas, acabam aprendendo brincando e se sentem parte do processo de aprendizagem,” conta a professora Laíse Maiquela de Oliveira.

Segundo a diretora da escola, Daniela Grazziotin Favero, as aulas integradas agora já fazem parte dos planos de aula da escola.

“Claro que lá atrás precisamos dar formação para toda a equipe, pois para fazer a relação entre os temas e os conteúdos de uma forma lúdica e dinâmica é preciso muita criatividade,” explica Daniela.

Os problemas da família gorgonzola, por exemplo, é um livro da escritora Eva Furnari que serviu de temática para todas as aulas dos alunos do quarto e quinto ano ao longo do mês de maio. Além de se transformar em problemas de matemática, o livro inspirou até uma aula de ciências, onde os alunos aprenderam a ligação entre o queijo gorgonzola e o reino Fungi.

”Eu gostei bastante do livro e das aulas, e acho que hoje nós vamos ganhar um prêmio – conta empolgada a aluna do quarto ano,” Sofia Francisco Roldo.

No final do livro, quando os problemas da família foram resolvidos, os personagens ganham um troféu. E Sofia estava certa, não foi diferente com os alunos. Na manhã desta sexta-feira, as crianças receberam um pequeno troféu por resolverem todos os problemas da temática. As fotos podem ser conferidas clicando aqui.

De acordo com a coordenação pedagógica da escola as próximas temáticas que serão abordadas são as festividades de São João e o biodigestor, que converte restos de alimentos em gás de cozinha e fertilizante, instalado no pátio da escola e que foi destaque na imprensa nesta semana.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas com informações da Prefeitura de Nova Roma do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *