Faixa Atual

Título

Artista


Escola Aparecida desenvolve projeto com Chiquinho Divilas

Escrito por em fevereiro 5, 2020

Ações serão desenvolvidas ao longo do ano com alunos e comunidade.

Falar em cultura Hip Hop na serra gaúcha é falar em Chiquinho Divilas. Jankiel Francisco Cláudio, nome do personagem que, como ele mesmo define, foi “salvo”pelo Hip Hop na infância, ouvindo Racionais MC’s.

Entre tantas ações durante anos, Chiquinho atualmente desenvolve o projeto “Cultura Hip Hop nas escolas”, envolvendo sete instituições de ensino em Caxias do Sul.

O Projeto Voluntariada, que será realizado na Escola Aparecida em Antônio Prado, tem o financiamento do Banco do Brasil, via Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente, com apoio do SESC, PATRE, Secretaria e Habitação e Assistência Social, CONSEPRO, Brigada Militar, Defensoria Pública de Antônio Prado, Promotoria de Antônio Prado e GOITE – Grupo Oficial de Integração e Troca de Experiências.

Entre as ações que serão desenvolvidas, estão:

Palestra – “O Estudo é a Cura”, realizada com adolescentes de todos as instituições de ensino da cidade. O encontro defende valores do cotidiano e a importância do estudo para a formação e inserção social.

OFICINAS

  • Oficina de Rimas – proporciona um amplo conhecimento de rima e poesia. Na atividade, a proposta é aproximar a letra de rap com os conteúdos escolares, para facilitar o aprendizado dos alunos, além de trabalhar com a oratória e expressão corporal através de exercícios em grupos;
  • Oficina de dança – trabalha, além do breaking, técnicas de expressão corporal que devemos adotar para facilitar a nossa interação nas práticas sociais (por exemplo, em uma entrevista de emprego);
  • Oficina de grafite, aberta também à participação da comunidade do entorno;
  • Oficina de musicalização, destinada às crianças alunos e alunas da escola;
  • Iniciação esportiva com crianças e jovens alunos e alunas da escola, ao longo do ano;
  • Desenvolvimento de atividades lúdicas com crianças e jovens, alunos e alunas da escola e familiares, ao longo do ano.

SARAU

Primeiro Sarau “Nós por Nós da Aparecida”, projeto específico para poesia hip hop.

Com mediação e coordenação de Chiquinho Divilas, são apresentados versos do palestrante e de outros artistas do hip hop nacional, com o estímulo à participação do público, que é convidado a recitar poesias conhecidas ou de sua autoria. Aberto ao público.

EM PARCERIA COM A PATRE

“Os 12 Passos do Amor Exigente”, realizada ao longo do ano, voltada para familiares e jovens da comunidade escolar e do entorno.

ALÉM DE:

Oficinas de musicalização, de yoga para crianças e esportivas.

Luciana Chieli, professora da escola aparecida e Cassiana Spiekermann, gerente do Banco do Brasil, estiveram participando do programa Na Medida.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *