Faixa Atual

Título

Artista


Escola Afonso Secco recebe homenagem pelos seus 50 anos de atuação em Caxias do Sul

Escrito por em julho 19, 2022

A escola atende as comunidades de Parque dos Pinhais, Santa Rita, Santo Antônio, Parada Cristal, loteamento Ballardin e Santa Bárbara

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Secco, localizada no bairro Parada Cristal, em Caxias do Sul, recebeu uma homenagem pelos seus 50 anos de história. A honraria foi entregue na Câmara de Vereadores, por iniciativa da vereadora Rose Frigeri e contou com a participação dos alunos e professores. A celebração também foi espaço para ressaltar as dificuldades enfrentadas pela instituição.

Registros apontam que a escola iniciou suas atividades, na década de 1940, no Travessão Henrique D’ávila. Na década de 1960, a comunidade escolar se organizou e trouxe a escola para a atual localização, mais próxima à BR-116. A construção foi feita pela comunidade, no terreno doado pela família Fabro. Os materiais ficaram por conta da família do patrono Afonso Secco. Com o crescimento da população local, as turmas multisseriadas, que até então formavam a escola, precisaram ser ampliadas. A Prefeitura locou uma casa no terreno anexo à escola, no ano de 2005.

A vereadora Rose Frigeri fez o pronunciamento em nome do Legislativo. Destacou o papel da escola para as comunidades Parque dos Pinhais, Santa Rita, Santo Antônio, Parada Cristal, Loteamento Ballardin e Santa Bárbara e as dificuldades que ainda permeiam a sua atuação. A parlamentar usou o espaço para contar um pouco da história da escola e as suas dificuldades. No painel eletrônico, ela apresentou o vídeo feito pela instituição, mostrando a estrutura da escola, os alunos e como o corpo docente luta para educar as crianças da melhor forma possível, diante das condições disponíveis.

A diretora do colégio, Angela Honorato, se somou à celebração das cinco décadas de atuação. Salientou os problemas que a escola enfrenta, como o prédio locado, a falta de um ginásio, de uma quadra e de uma estrutura maior. Lembrou que a biblioteca, o refeitório e o laboratório de apoio pedagógico são espaços improvisados e que o corpo docente luta para fazer o melhor.

Angela também destacou o papel da escola para atender às necessidades da comunidade, durante a pandemia da Covid-19. Pediu, ainda, a presença de Severino Secco, representando a família Secco, o aluno da Educação Infantil Gustavo Fabro, representado a família e os estudantes da instituição, acompanhados pela professora Clarisse, em nome do corpo docente da escola Afonso Secco, para agradecer e ressaltar todas as pessoas e vizinhos da comunidade que ajudam a instituição.

Emocionada, a diretora ressaltou o papel da professora Elenara Borghetti, que junto com toda a comunidade, sempre se mobilizou em prol da escola. “Ela, outro dia, me perguntou se teria valido a pena. Eu respondi que sim. Eram cerca de 20 crianças no início. Hoje, são quase 130 estudantes. A cada dia, chegam mais crianças”, exaltou. Ela também agradeceu pela ajuda de empresas, como o Colin Materiais de Construção, a empresa Vinhedos transportes e a Fundação Marcopolo.

As famílias que ajudaram a construir a instituição acompanharam a cerimônia. Neto de Afonso Secco, Severino Secco comentou a emoção de acompanhar os 50 anos as escola, construída pelo povo, e salientou como é bonito ver a empolgação das professoras, em educar as crianças.

Os estudantes que assistiram à solenidade ainda visitaram espaços da Câmara e aprenderam um pouco sobre o Poder Legislativo. Entenderam como funcionam as parreiras que adornam o prédio, a importância da rampa central e o papel da Casa do Povo.

Alex Fernando Costa, estudante do 5° ano da escola, comentou ter amado a homenagem e a estrutura da Casa. “Prédio grande, é o mais bonito que eu já vi”, enalteceu. A aluna Mirlandia Jules falou um pouco do acolhimento que recebeu na escola, quando chegou do Haiti, e que já se sente parte da instituição.

Fotos: Bianca Prezzi/Câmara

Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *