Faixa Atual

Título

Artista


Enfermeiros: Profissionais que cuidam, heróis da vida

Escrito por em maio 12, 2021

“Braço direito” da Medicina estes profissionais atuam na linha de frente em prol da vida

Hoje, 12 de maio, é reconhecido como Dia Internacional da Enfermagem e a Rádio Solaris presta homenagem a uma profissão crucial no dia-a-dia e principalmente em meio a pandemia que o mundo enfrenta.

O enfermeiro é o profissional que atua na área da saúde, acompanha, cuida de pacientes e presta assistência na aplicação correta do tratamento médico. Muitas vezes é este profissional quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises.

Esta é a missão diária de Patrícia Ligia Petry, coordenadora de Enfermagem do Hospital São José, a 10 anos, em que atua com muita dedicação. “A Enfermagem é uma profissão tão maravilhosa…Tem o lado do cuidado, do zelo, pelos nossos pacientes e familiares, tem o acolhimento, a escuta”.

Petry nos conta que atuar na área não é algo simples, exige muita dedicação. “É muito estudo, capacitação, muita leitura, adaptação e criatividade. As informações na área da saúde mudam todo dia, a gente precisa se reinventar, se adaptar, se qualificar. São muitas legislações, muitos protocolos.” E ainda reforça que todo o esforço possui um único objetivo: Devolver os pacientes às suas famílias.

DESAFIOS DA PANDEMIA

Em relação a pandemia a enfermeira comenta sobre os desafios diários da área, que só aumentam e que os profissionais precisam lidar com o desgaste emocional, uso de EPI’s que muitas vezes os machucam e o fato de ficar divididos entre os pacientes e a família e que em ambos se envolvem, choram e sofrem juntos.

Como enfermeira do hospital, Patrícia confessa que inicialmente teve medo de perder colegas, que as pessoas desistissem da profissão em função de todos os seus desafios, mas acrescenta que pelo contrário, a equipe tem sido muito efetiva e que as pessoas que integram o grupo estão na enfermagem por acreditar na sua missão e que realmente possuem o dom. “Ninguém largou a mão de ninguém e hoje me emociono em dizer o quanto sinto orgulho de cada uma”, reforça” Petry.

COORDENADORA DO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA FAP

A profissional também atua na formação de novos profissionais na FAP, em que coordena o curso de Técnico em Enfermagem. “Tenho orgulho imenso desses alunos que estão driblando todos os desafios da educação a distância, se dedicando e buscando essa formação. É extremamente importante e rico pra nossa região podermos contar com profissionais qualificados quando há pouco tempo tínhamos tanta dificuldade nessas contratações”.

Petry finaliza salientando que os enfermeiros não atuam sozinhos. Trata-se de um trabalho realizado através de uma equipe não só do hospital, mas das secretarias de saúde do município e de Ipê e agradece aos colegas de profissão pelo trabalho desenvolvido.

Fonte: Grupo Solaris -Repórter Taís Vargas


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *