Faixa Atual

Título

Artista


Empresa Sustentável: Conheça a Dölher Antônio Prado

Escrito por em julho 1, 2021

A empresa faz o reaproveitamento de 40% da água que utiliza

Nos últimos anos ouve-se muito falar em empresa sustentável, que nada mais é que um conjunto de ações adotadas de respeito ao meio ambiente e a sociedade.

Para essa sustentabilidade muitas empresas fizeram investimentos e tiveram grande progresso na área.

No último dia 05 de junho comemoramos o Dia do Meio Ambiente. Com o objetivo de mostrar que grandes empresas podem e devem se preocupar com o ambiente e com a sociedade onde estão inseridas, visitamos uma tradicional empresa de Antônio Prado, a Dölher Antônio Prado (Mais Fruta), que faz o reaproveitamento da água.

Para falar sobre o assunto, conversamos com a Engenheira Ambiental Bárbara Daros, que atua há três anos na empresa.

O tratamento para reaproveitamento da água passa por um longo processo, que inicia na Estação de Tratamento de Efluentes – ETE.

Nessa etapa todo efluente industrial gerado pela empresa escoa para a ETE e recebe tratamento adequado para que atenda todos os padrões de lançamento da Licença de Operação antes de ser descartado para a rede pluvial. No processo a água passa por três tratamentos, primário, secundário e terciário.

– O tratamento primário consiste na separação dos sólidos do efluente, após ocorre à equalização e o tratamento químico do efluente bruto, onde é homogeneizado e ajustado o pH.

– O Secundário é o tratamento biológico através de reatores com lodo ativado (bactérias). Diariamente há o monitoramento de pH, temperatura, oxigênio dissolvido e sólidos sedimentáveis.

– O terceiro e último processo é na ETAR – Estação de Tratamento de Água Recirculada, que consiste no polimento, remoção de nutrientes e descarte do efluente final. Parte desse efluente final é descartado na rede pluvial do município e outra parte é reutilizado na empresa como a água de reuso ou água recirculada.

A água recirculada é reutilizada nos sanitários, nas torres de resfriamento, caldeiras, sistema de hidrantes e para limpezas de pisos e pátio.

Tradicional produtora de sucos, a empresa faz o reaproveitamento de 40% da água que utiliza, o que representa uma média de 80 mil litros diários.

Após todo esse processo é preciso também tratar o lodo proveniente do tratamento do efluente. Para isto, este lodo de característica pastosa passa pelo processo de centrifugação ou desague, o qual consiste na separação de sólidos e líquidos. O liquido retorna para ser novamente tratado na ETE e o lodo seco (sólido) segue para compostagem externa.

“Estamos sempre buscando informações e novas tecnologias para aprimorarmos ainda mais o reuso. Aqui na Dohler trabalhamos com a melhoria contínua dos processos visando a sustentabilidade industrial e o compromisso com a sociedade”, complemente a Engenheira Ambiental Bárbara.

Conheça os processos de Recirculação, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=kAw9PQAz3sA

Texto e Imagens Ronei Marcilio


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *