Faixa Atual

Título

Artista


Embaixatrizes da Fecouva de Flores da Cunha se vestem de festa

Escrito por em setembro 28, 2021

As seis jovens participam da confecção dos trajes que serão usados no dia da escolha da rainha e das princesas da Fecouva 2022

Nas tradicionais escolhas de trios das festas culturais da região, o traje das candidatas é sempre um dos destaques. É história e beleza por meio de tecidos, bordados, cores e cortes. E as seis embaixatrizes da 14ª Festa Colonial da Uva e 4ª Festa do Moranguinho, de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, já estão tirando do papel o sonho do desfile com um traje lindo e cheio de significado.

Os vestidos que serão usados por elas no dia 30 de outubro já estão em confecção a partir dos croquis da estilista Josi Chiarani e pelas mãos talentosas das costureiras Celuir Dutra e Milania Cavazzola.O traje seguirá modelo único, alternando as cores verde e violeta. O tecido será o tafetá, com detalhes de drapeado, guipir e brilho, nos tons branco e dourado.

A costureira Celuir Dutra coordena o trabalho desde o início, tendo recebido da Fecouva a missão de transportar para os trajes todo um significado cultural e histórico. “Quando recebi o convite foi um momento um pouco assustador, pois o desafio é enorme, assim como a responsabilidade. Procurei a Josi para nos auxiliar no croqui e inspirações e a Milania, que é costureira há 25 anos, para as costuras. Assim surgiu essa parceria. Um trabalho a seis mãos”, conta Celuir, que atua na área de corte, costura e modelagem há sete anos.

“Com base nos livros de Floriano Molon, pesquisamos cada detalhe da história da construção de Otávio Rocha. Desde a sua denominação Marcolino Moura, onde originou o apelido ‘Marcolina’, até o entorno sobre o monumento do Leão Alado, presente na praça de Otávio Rocha”, conta a estilista Josi Chiarani. As primeiras provas iniciaram em julho e, desde então, os trajes estão sendo ajustados em detalhes finos.

Levando em conta a tradição da comunidade de Otávio Rocha, principalmente na agricultura, passada de pai para filho, bem como no artesanato e na fé, os trajes terão uma gola rendada, com motivos de folhas de videiras e uvas, retratando a protagonista da festa. O avental dourado brilhante com motivos de arabescos possui significado direto à riqueza do povo, sendo esta tanto física quanto espiritual.

As cores dos trajes foram pensadas para se complementarem, sendo o violeta significado do fruto destaque da festa, a alegria do povo e a espiritualidade, e o verde representando a cor das videiras e das plantas de morangos.

A estilista Josi complementa que as características da comunidade de Otávio Rocha também estão representadas nos trajes, como a garra e a coragem, existentes desde os imigrantes italianos que desbravaram aquelas terras. “Os imigrantes firmaram raízes e apostaram em construir uma comunidade unida, próspera e feliz, que celebra a vida com a colheita dos frutos. Deste modo, cada detalhe dos vestidos das embaixatrizes é pensando com carinho e significado, retratando um pouco da história linda que tem Otávio Rocha”, complementa.

O evento que elegerá rainha e princesas da Fecouva 2022 será realizado no dia 30 de outubro, no Grêmio Esportivo Otávio Rocha, com público reduzido, de acordo com a legislação em decorrência da pandemia, e com transmissão online ao vivo.

No último domingo (26), as candidatas Andressa Manosso, Érica Facchi, Giovana Andreazza, Kátia Smiderle, Luana Molon e Marília Cagnin participaram de um júri simulado no Casarão dos Veronese. Com a participação de oito jurados, cada candidata experimentou como será a entrevista no dia 30.

“Fizemos um encontro como se fosse no dia da escolha, com coquetel, apresentação e a entrevista individual. Tudo para deixar as candidatas mais preparadas e tranquilas, e também como uma preparação para nós, da organização”, explicou o presidente Michael Molon.

O corpo de jurados do simulado foi composto por Alex Eberle, Ariane Schiavenin, Evelyn Visentin Marzarotto, Lisiane Ulian, Fabio Carnesella, Fernanda Molon Andreazza, Camila Baggio e Michael Molon.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *