Faixa Atual

Título

Artista


Em videoconferência, lideranças da Serra debatem mudanças no Modelo de Distanciamento Controlado

Escrito por em julho 30, 2020

Reunião virtual ocorreu na quarta-feira (29)

Entidades e prefeitos seguem debatendo, nesta semana, as mudanças no Modelo de Distanciamento Controlado, visando adaptar os protocolos de contenção à Covid-19. Na quarta-feira (29), após uma reunião envolvendo lideranças da Serra Gaúcha com a participação do governador Eduardo Leite, foram apresentados os impactos que as bandeiras tem causado na região, especialmente nas atividades econômicas.

Um dos argumentos mais contundentes em favor da flexibilização do modelo é que a instabilidade ocasionada pela oscilação das bandeiras trouxe inúmeras perdas para setores importantes da economia, cujos efeitos negativos ainda não foram calculados. Para evitar ainda mais o agravamento deste cenário insustentável e amenizar as perdas já contabilizadas, sugeriram a revisão do método do distanciamento controlado, conferindo maior autonomia às administrações municipais na aplicação de protocolos. Os representantes pensam que é preciso reconhecer a possibilidade de maior atuação dos prefeitos, que melhor conhecem a situação local. Da mesma forma, reiteraram os investimentos no reforço da infraestrutura hospitalar da região.

O governador defendeu a metodologia adotada pelo estado para conter o avanço do coronavírus nos primeiros meses da pandemia, mas admitiu que o modelo precisa entrar um uma nova fase. Mostrando-se otimista em relação ao entendimento com os prefeitos, Eduardo Leite disse que o governo do estado está avaliando as propostas recebidas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). “Vamos discutir e chegar a um bom termo. Até a ideia de consenso da Região pode ser discutida. Importante que tenha uma governança colegiada que chame todos à responsabilidade”, acrescentou o governador.

A reunião virtual contou com a presença do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, juntamente com o prefeitos Flávio Cassina (Caxias do Sul), Guilherme Pasin (Bento Gonçalves), o secretário estadual de Assuntos Municipais, Agostinho Meirelles Neto, da coordenadora do Comitê de Dados do governo, Leany Lemos, do diretor de Auditoria da Secretária Estadual da Saúde, Bruno Naundorf, do presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), Marcelo Maschio Piazza, da vice-presidente de Serviços da CIC Caxias, Maristela Tomasi Chiappin, e dos diretores Jurídicos da CIC Caxias Ézio Ribeiro de Salles, Rodrigo Isolan e Maurício Gravina.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini com informações da CICS Serra.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Continue lendo