Faixa Atual

Título

Artista


Em seis semanas, Caxias do Sul faz 10 transfusões de plasma convalescente

Escrito por em julho 7, 2020

A décima ocorreu na noite desta segunda-feira no Hospital Virvi Ramos

Na tentativa de recuperar pacientes em estado grave da covid-19, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), a equipe médica do Hospital Virvi Ramos realizou na noite dessa segunda-feira, dia 6 de julho, a décima transfusão de plasma convalescente desde o dia 26 de maio. O paciente é um homem de 77 anos, natural de Caxias do Sul, com histórico de doença renal crônica, hipertensão arterial e Acidente Vascular Cerebral Isquêmico prévio.

O idoso internou no dia 30 de junho no hospital e foi transferido para a UTI no dia seguinte, 1º de julho. O paciente recebeu duas bolsas de plasma de 199ml e 206ml. O procedimento iniciou 20h45min e terminou às 21h40min, sem intercorrências. Ele não estava intubado e segue fora da ventilação para respirar.

O plasma foi coletado pelo Hemocs no dia 4 de julho. O doador é um homem de 37 anos, residente em Garibaldi, há 54 dias recuperado da doença. Até o momento, o Hemocs já recebeu mais de 60 candidatos, de várias cidades do Rio Grande do Sul. Alguns foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento.

Seleção

A seleção dos doadores de plasma é feita pelo Hemocs e passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, apenas o Virvi Ramos está habilitado até o momento, inclusive com projeto aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Foto: Andreia Copini/Ass.Imprensa Prefeit.

Objetivo do tratamento é combater e buscar uma eficácia contra o covid-19

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *