Faixa Atual

Título

Artista


Em Caxias do Sul, 81 pessoas aguardam por leitos de UTI e enfermaria

Escrito por em março 8, 2021

Sobre definir quem será atendido: “é uma escolha que gera angústia, pois todos deveriam ter a mesma oportunidade”, destaca Marguit, diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria

Neste domingo (7), Caxias do Sul chegou a 49 pessoas aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme dados registrados às 13h30min. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 32 pacientes também aguardavam por leito em enfermaria.

“A situação é cada vez mais angustiante, não há leitos disponíveis e a busca por uma vaga torna-se uma tarefa árdua”, destaca Marguit Weber Meneguzzi, diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra).

A diretora do Dacra também comentou sobre a difícil tarefa de classificar os pacientes em lista e definir quem poderá utilizar cada novo leito que libere. Segundo Marguit, “é uma escolha que gera angústia, pois todos deveriam ter a mesma oportunidade”.

Desde o início da pandemia, o município implantou 60 novos leitos de UTI pelo SUS. No entanto, o grande aumento de casos nas últimas semanas tem levado o sistema de saúde ao limite. Segundo a Prefeitura, neste momento, a abertura de novos leitos esbarra não somente na falta de estrutura física, já que as instituições estão superlotadas, mas também na falta de profissionais para atuarem nessas funções.

Para que Caxias do Sul consiga vencer esse momento crítico da pandemia, a SMS reforça que é primordial frear o contágio. Cada pessoa pode fazer a sua parte adotando medidas simples: evitar aglomerações, respeitar o distanciamento social, fazer uso correto da máscara e realizar a higiene frequente das mãos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *