Faixa Atual

Título

Artista


Eduardo Leite participa da abertura da 29ª edição da Mercopar

Escrito por em novembro 18, 2020

“A feira alavanca a capacidade produtiva, para a qual estamos vocacionados no Estado”, afirmou Leite na abertura da Mercopar 

O governador Eduardo Leite participou, na tarde de terça-feira (17), da abertura da 29ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul. Organizada com obediência a todos os protocolos e regras sanitárias de prevenção ao coronavírus, a feira ocorre até quinta-feira (19).

A Mercopar é uma realização do Sebrae RS e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), com objetivo de fortalecer a geração de negócios entre as grandes empresas expositoras e os pequenos negócios, além de estimular a inovação do setor. Os setores participantes são metalmecânico, energia, eletroeletrônico, TI, startups, plástico, automação, serviços industriais, movimentação e armazenamento de materiais, serviços, borracha, energia e meio ambiente.

“A feira alavanca a capacidade produtiva, para a qual estamos vocacionados no Estado. O desenvolvimento econômico é uma grande agenda do governo. Estamos voltados não apenas para enfrentar o problema fiscal do governo, mas para fazermos isso com vistas a melhorar o ambiente de negócios. O Estado não pode resolver seus problemas para si e, por isso, estamos conduzindo uma intensa agenda de privatizações e de concessões na busca pela redução do custo da própria máquina e para que os setores no qual o Estado precisa estar presente funcionem melhor”, destacou o governador.

Para 2021, está prevista a concessão à iniciativa privada de mil quilômetros de rodovias, incluindo a ERS-122, na Serra gaúcha. “Não admitimos que Caxias do Sul não tenha inteiramente duplicada sua via de acesso rodoviário à Região Metropolitana. Isso vai ajudar na redução de custo logístico, na competitividade e na retomada econômica, com geração de emprego e renda”, destacou Leite.

No ano passado, a Mercopar teve mais de 15 mil metros quadrados de área ocupada e público visitante de mais de 16,5 mil pessoas, gerando expectativa da ordem de R$ 65 milhões em negócios. Foram mais de 315 expositores dos diversos segmentos participantes do evento.

Além da exposição e das rodadas de negócios, a programação contempla uma série de atividades paralelas, como o Fórum Encadear Summit, o Salão de Inovação e a Jornada 4.0.

Guia do Sistema Hidroportuário

Ainda na abertura da 29ª edição da Mercopar, em Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite acompanhou o lançamento do Guia do Sistema Hidroportuário. A publicação (disponível também em formato digital) apresenta os portos públicos e também todo um sistema que movimentou, em 2019, mais de 58 milhões de toneladas entre todas as cargas.

O Rio Grande do Sul tem três portos públicos e 17 terminais de uso privativo, segundo o Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2019. São mais de 754 quilômetros de vias navegáveis com ampla capacidade de receber novos complexos industriais.

Fonte: Governo do RS


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *