Faixa Atual

Título

Artista


Eduardo Bonotto assume presidência da Famurs

Escrito por em julho 9, 2021

O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, foi empossado na quinta-feira (08) como presidente da Famurs e irá comandar a entidade durante a gestão 2021/2022

O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, foi empossado na quinta-feira (08) como presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). Recebendo o cargo do ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen, Bonotto irá comandar a entidade durante a gestão 2021/2022, iniciando o rodízio entre as legendas da última eleição, acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos eleitos no estado. 

Para atender os protocolos sanitários, o evento foi realizado de forma híbrida, no Hotel Plaza São Rafael. A solenidade contou com a presença de presidentes das Associações de Municípios do RS, das diretorias atual e eleita, de autoridades e representantes de entidades e órgãos estaduais e federais, além de familiares. 

Em seu primeiro discurso já empossado, Eduardo Bonotto destacou a importância de assumir a Famurs, sendo seu maior compromisso na vida pública e política, tendo em vista que a entidade realiza um extraordinário trabalho e é uma ferramenta que leva a bandeira do municipalismo aos mais diversos setores da sociedade. 

Bonotto agradeceu o apoio familiar, partidário, da equipe da prefeitura e também da população são-borjense, que acredita em seu trabalho e o reelegeu com uma das maiores eleições da história municipal. “Do mesmo modo, estendo este agradecimento aos prefeitos e prefeitas que acreditaram na nossa capacidade de colaborar com o nobre trabalho que estaremos iniciando. Trabalho este que transcende barreiras político-partidárias e ideológicas, pois como sempre falei em São Borja, após assumir a prefeitura, sempre fui e sou o prefeito de todos os são-borjenses, e aqui não sendo diferente, o presidente de todos os prefeitos e prefeitas indistintamente com foco no trabalho e nos resultados”, destacou.  

O novo presidente destacou que nos dias atuais as responsabilidades são redobradas, os desafios são imensos e que a sociedade precisa de um norte firme e concreto. Ele afirmou que a pandemia tem mostrado as inúmeras dificuldades enfrentadas e que o momento exige protagonismo, trabalho com resultados mas não somente de uma instituição, de uma entidade, de um ente público ou de um poder constituído, mas de todos nós como sociedade. “Estaremos aqui nos colocando à disposição nas primeiras fileiras para construirmos uma sociedade melhor para todos, de forma positiva, colaborativa, construtiva e contributiva. Afinal, ninguém faz nada sozinho”, declarou.

Em seu discurso, Bonotto afirmou que é momento de buscarmos equilíbrio, colocando a saúde pública em primeiro lugar, mas sem deixar de dar atenção para temas como economia e educação. Ele declarou que seu trabalho à frente da Famurs será marcado pela união e respeito na defesa do municipalismo, no bom debate e na busca de soluções para a sociedade, além do diálogo para ampliar o encaminhamento positivo das demandas, tanto com a sociedade quanto com todos os poderes. “Esperem de nós um trabalho sério com respeito e responsabilidade”, afirmou. 

Bonotto ainda manifestou que sua gestão estará à frente das pautas importantes que atingem diretamente os municípios e automaticamente os cidadãos. Ele enfatizou que quer tornar a Escola Famurs a mais importante ferramenta de apoio, qualificação e capacitação das gestões municipais. 

Outra ação será a criação de câmaras temáticas – com temas sobre saúde, pandemia, turismo, cidades de fronteira, finanças, retomada da economia, pequenos municípios – para discutir e buscar promover o desenvolvimento econômico e social das regiões e municípios gaúchos, através de um plano de desenvolvimento regional setorizado. A gestão também visa trabalhar pautas como as reformas tributária e administrativa; o novo pacto federativo; o debate das privatizações; e a geração de emprego e renda.  

Finalizando seu discurso, Bonotto agradeceu o presidente Maneco Hassen e sua equipe pela gestão em um ano atípico de grandes desafios. Afirmou que, junto com a nova diretoria, será “um soldado do municipalismo para deixar um legado positivo para os municípios e para o nosso Estado. Estamos aqui para olhar para frente, darmos as mãos, construir caminhos em um mesmo sentido e não derrubar pontes. E assim construiremos ao longo de nossa gestão uma Famurs fechada com o municipalismo e de portas abertas para a sociedade”, declarou. 

Vindo da iniciativa privada, Eduardo Bonotto, 40 anos, foi eleito em 2016 como prefeito pela primeira vez e reeleito, em 2020, conquistando a marca histórica do município como prefeito mais votado em uma eleição de três chapas, com 67% dos votos. Em sua trajetória política, já foi presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). Natural de São Borja, Bonotto é casado com Fernanda Bonotto e tem duas filhas, Maria Eduarda e Vitória.

Entre as bandeiras da gestão, Bonotto quer construir um plano de desenvolvimento para diferentes regiões do estado, em parceria com as 27 Associações de Municípios, trabalhando as potencialidades de cada região.

Na entidade, o novo presidente quer trabalhar para a criação de um banco de informações e soluções para agilizar as respostas às demandas dos municípios. Para o fortalecimento da Escola Famurs, o objetivo será desenvolver cursos que busquem a qualificação de gestores e servidores das prefeituras gaúchas.

A gestão também irá trabalhar a construção de um novo Pacto Federativo; visa atuar permanentemente na mobilização com os prefeitos e ao lado da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) na busca por recursos e na defesa contra a extinção de pequenos municípios; buscar a inclusão de demandas municipalistas nos Planos de Governo para as eleições 2022; além de trabalhar pautas como as reformas administrativas e tributárias, privatizações, regimes de previdência, hospitais de pequeno porte, questões do lixo, acesso asfáltico e de melhorias nas redes de internet e de telefonia urbana e rural.

Fonte: Famurs


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *