“É um processo onde todos estamos aprendendo juntos”, afirma presidente da Amesne sobre Distanciamento Social
Escrito por Luiz Augusto Filipini em julho 7, 2020
José Carlos Breda esteve em contato com a Rádio Solaris 97.3
Na segunda-feira (06), o Governador Eduardo Leite definiu que a região da serra gaúcha permanecerá em bandeira laranja. Conforme o Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), José Carlos Breda, “o Governador foi sensível e reconheceu o esforço da serra gaúcha”.

Em entrevista à Rádio Solaris 97.3 nesta terça-feira, Breda afirmou o recurso foi enviado no último sábado (04), após, um dia antes, na sexta-feira (03), Eduardo Leite considerar a serra em bandeira vermelha, de forma preliminar. Ao analisar os dados apresentados pelo governo que justificavam a bandeira vermelha, os prefeitos da região identificaram que as informações estavam desatualizadas e o governo não havia considerado 241 pacientes que já eram considerados recuperados da Covid-19 na região da serra gaúcha.
“Não somos contra o Governador, mas temos que demonstrar as ações que estamos realizando”, afirmou José Carlos Breda.
O Presidente da Amesne reconhece que houve aumento no número de internações nos últimos sete dias, passando de 43 para 59, porém a ampliação no número de leitos permite que o sistema de saúde não esteja sobrecarregado. Desde o início da pandemia, houve um aumento no número de leitos de UTI na serra gaúcha, passando de 174 para 245.
Sobre o Modelo de Distanciamento Social Controlado, Breda diz que “é um processo onde todos estamos aprendendo juntos” e a Amesne avalia junto ao governo do Estado novas mudanças no modelo.
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.