Faixa Atual

Título

Artista


Duas escolas de ensino médio voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira em Caxias do Sul

Escrito por em setembro 21, 2020

Determinação do governo estadual também vale para Ensino Superior

A partir desta segunda-feira (21) estão autorizadas pelo governo estadual a retomada das atividades presenciais para as instituições de Ensinos Superior e Médio em escolas particulares e técnicas do Rio Grande do Sul. A liberação respeita o calendário pré-estabelecido pelo governo, cuja flexibilização iniciou com as escolas privadas de educação infantil, no dia 8 de setembro. No entanto, em Caxias do Sul, de nove escolas aptas a voltar, apenas duas retornaram. Outras voltarão ao longo da semana.

Em Caxias do Sul de nove escolas que encaminharam a documentação até a tarde da última sexta-feira (18), oito delas foram autorizadas a retomar: Madre Imilda, Murialdo, La Salle Caxias, La Salle Carmo, São João Batista, São José, Caminhos do Saber/Impulso e São Carlos. Mas nesta segunda somente o São Carlos e São João Batista voltaram.

Seguem proibidos de retornar os alunos do Ensino Fundamental, cuja liberação ocorre nos dias 28 de outubro (para os anos finais) e no dia 12 de novembro (anos iniciais). Também permanecem impedidos de retomada as escolas municipais (sem previsão) e estaduais (a partir de 13 de outubro). Todas as escolas precisam respeitar normas sanitárias e de distanciamento definidas pelo governo.

O Colégio São Carlos, no bairro São Pelegrino, precisou ter protocolos de planos de contingência aprovados pela prefeitura. Entre as regras estão o distanciamento em sala de aula e ocupação de 50% da capacidade. Nos corredores, os alunos seguem caminhos diferentes para entrada e saída, assim não há acúmulo de pessoas nos acessos. O Colégio São Carlos seguirá também com as aulas virtuais. Em 45 salas de aulas, há equipamentos instalados que permitem o acesso ao vivo do aluno que optou por permanecer isolado em casa. Nesta segunda-feira, o percentual de retorno na escola é de 53% dos estudantes do Ensino Médio: são cerca de 75 alunos neste nível dentro das salas. O colégio tem cerca de mil alunos no total, entre Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio.

Outra das poucas escolas particulares a retornarem nesta segunda-feira é o Colégio São João Batista, no bairro Universitário. Conforme o coordenador administrativo, Marino Menegat, cerca de 20% do alunos de Ensino Médio retornaram nesta manhã.

O Caminho do Saber volta nesta terça-feira também com todos os cuidados de higiene e sanitização. Assim como na Educação Infantil, o estudante que não desejar retornar não terá nenhum prejuízo, pois a Caminho do Saber manterá a rotina diária de atividades domiciliares por meio de aulas ao vivo (gravação simultânea da aula presencial), videoaulas e trabalhos. 

O retorno presencial só é permitido se o município estiver em bandeira amarela ou laranja há duas semanas seguidas.

Foto: Leandro Amaral/Divulgação

Aulas retornaram com todas as restrições e respeitando protocolos exigidos

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *