Faixa Atual

Título

Artista


Doses de vacina contra gripe se esgotam na maioria das UBSs em Caxias do Sul

Escrito por em abril 2, 2020

Devido a alta procura de idosos, imunização terminou rapidamente na maioria das 49 UBSs na manhã desta quinta-feira

Devido a alta procura pela vacina contra a gripe, principalmente por pessoas acima de 60 anos de idade – grupo prioritário juntamente com profissionais da saúde – fez com que as 12,7 mil doses se esgotassem rapidamente na maioria das 49 UBSs de Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira, dia 2. O lote foi enviado ontem pelo Estado.

Na UBS do bairro Rio Branco, por exemplo, bem antes das 8h quando começou o processo já havia dezenas de idosos na fila, alguns até abaixo de uma chuva fina que caía nas primeira horas. Neste horário a fila contornava a Avenida Rio Branco, onde fica localizado o posto, dobrava na Rua João Paternoster e depois na esquina da Rua General Mallet. Os que estavam na fila receberam senha – o último foi o número 290. A imunização no posto encerrou em torno das 9h30min. Alguns idosos receberam as doses dentro de veículos acompanhados de familiares, como o caso de uma senhora de 72 anos. “Vim com meu filho. É muito importante se vacinar, ainda mais agora com o coronavírus”, disse ela, que preferiu não se identificar.

Alta demanda fez com que as doses terminassem rapidamente

Em outros postos mais distantes a imunização começa à tarde como no distrito de Criúva, por exemplo que inicia às 13h. A assessoria de imprensa da prefeitura lembra para as pessoas ligarem antes para os postos para verificar a disponibilidade e não perderem a viagem. Os telefones estão no site da prefeitura.

A partir do dia 16 começa a segunda fase da campanha de imunização, na qual professores, profissionais de segurança e doentes crônicos devem receber a vacina. Até a quarta-feira, dia 1º, 47% dos profissionais de saúde e idosos haviam sido vacinados  nos 49 municípios que fazem parte da área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Foram 77,6 mil doses aplicadas e a projeção é chegar a um total de 164 mil vacinas.

Fotos: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Idosos formavam fila desde antes das 8h no posto da UBS Rio Branco

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *