Faixa Atual

Título

Artista


Dom José Gislon assume Diocese de Caxias do Sul neste domingo

Escrito por em setembro 6, 2019

Posse do novo bispo inicia às 15h30min na Catedral

A celebração de posse de Dom José Gilson como novo bispo diocesano está marcada para este domingo, dia 8, às 15h30min, na Catedral de Caxias do Sul. O evento religioso ocorre justamente no dia em que a Diocese completa 85 anos de criação. A divulgação da transferência foi publicada em 26 de junho. O religioso ocupava o cargo de bispo de Erechim. Ele sucede a Dom Alessandro Ruffinoni, que teve que renunciar ao posto porque completou 75 anos de idade.

Dom José tem 62 anos, e é natural de Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Depois de prestar serviço militar no Exército, em Brasília, entrou para o seminário dos padres Capuchinhos no Paraná, onde iniciou a caminhada seminarística. O bispo tem especialização em História da Igreja, na Universidade Gregoriana em Roma. Assim que retornou para o Paraná, lecionou na Faculdade de Teologia de Curitiba, onde foi responsável por diversas atividades profissionalizantes. Em 2012 foi nomeado bispo de Erechim pelo Papa Bento XVI.

A troca do responsável pela Diocese de Caxias do Sul se deve à renúncia de Dom Alessandro Ruffinoni. Isso porque, ao completar 75 anos, todos os bispos escrevem uma carta ao Papa, renunciando ao cargo. Com isso, cabe ao chefe da Igreja Católica escolher o substituto.

Foto: Diocese de Novo Hamburgo/Divulgação

Dom José Gislon assume no lugar de Dom Alessandro Ruffinoni que se aposentou

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *