Faixa Atual

Título

Artista


Dois primeiros casos da Deltacron, nova variante da Covid-19, são confirmados no Brasil

Escrito por em março 16, 2022

Segundo o Ministério da Saúde, essa nova versão do vírus foi detectada em um paciente do Pará e em outro do Amapá

Os dois primeiros casos de Covid-19 causados pela nova variante ‘Deltacron’ foram registrados nesta terça-feira (15) no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O ministro da pasta, Marcelo Queiroga, afirmou que essa nova versão do vírus foi detectada em um paciente do Pará e em outro do Amapá.

Ainda conforme Queiroga, essa variante tem importância e requer monitoramento sobre. “As variantes são classificadas como variantes de importância e de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira”, disse o ministro.

Apesar de aparecer na mídia com o nome ‘Deltacron’, esse não é oficialmente utilizado pelas instituições de saúde. No momento, a designação utilizada em estudos e publicações especializadas para essa nova linhagem é AY.4/BA.1.

Os primeiros vestígios da nova variante que une genes da Delta e outros da Omicrôn foram confirmados em casos na França em janeiro de 2022. De lá para cá, a nova cepa foi encontrada na Bélgica, Alemanha, Dinamarca e na Holanda, conforme informações do Gisaid, uma plataforma online onde cientistas de todo o mundo compartilham sequências genéticas do coronavírus.

Recentemente, alguns casos de Covid relacionados à deltacron também foram observados nos Estados Unidos e, agora, no Brasil. Conforme o Gisaid, a quantidade de sequências positivas desta linhagem ainda é baixa. Existem apenas 47 amostras da Deltracron depositadas no site, sendo que sendo que 36 delas são da França.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *