Faixa Atual

Título

Artista


Dois pradenses assinam a “Carta dos Bispos ao Povo de Deus”

Escrito por em julho 31, 2020

A carta diz que há desprezo pela educação, cultura, saúde e pela diplomacia

Um grupo de 152 arcebispos e bispos da Igreja Católica de todo o Brasil assinaram uma carta com duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, batizada como “Carta dos Bispos ao Povo de Deus”. Nesse documento aparece com assinatura de dois pradenses, Dom Neri José Tondelo – Bispo de Juína – MT e Dom Orlando Octacílio Dotti – Bispo de Vacaria -RS.

No documento, os religiosos citam que o governo federal demonstra “omissão, apatia e rechaço pelos mais pobres”, além de “incapacidade para enfrentar crises”.

A carta diz também que há desprezo pela educação, cultura, saúde e pela diplomacia.

Ao longo do texto, os bispos afirmam que a situação “é visível nas demonstrações de raiva pela educação pública; no apelo a ideias obscurantistas (estado de espírito refratário à razão e ao progresso); na escolha da educação como inimiga e nos sucessivos e grosseiros erros na escolha dos ministros”.

Ainda de acordo com o texto, os bispos e arcebispos afirmam que o presidente da República usa o nome de Deus para “difundir mensagens de ódio e preconceito”.

“Como não ficarmos indignados diante do uso do nome de Deus e de sua Santa Palavra, misturados a falas e posturas preconceituosas, que incitam ao ódio, ao invés de pregar o amor, para legitimar práticas que não condizem com o Reino de Deus e sua justiça?”

O documento também pede “união” por um diálogo contrário às ações do governo. Neste ponto, os religiosos convocam os leitores para “um amplo diálogo nacional que envolva humanistas, os comprometidos com a democracia, movimentos sociais, homens e mulheres de boa vontade, para que seja restabelecido o respeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito”.

A carta deveria ter sido publicada na quarta-feira (22), chegou a ser suspensa para análise do Conselho permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no entanto, acabou vazando no domingo (26).

Antes da divulgação a carta deverá ser analisada pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, em reunião que será realizada dia 05 de agosto.

Foto Divulgação


Opnião dos Leitores
  1. Vicente Nardello   Em   julho 31, 2020 em 2:15 pm

    sou católico e não concordo com este manifesto dos bispos.
    você acha que tudo o que aconteceu no nosso Pais até 2018 esta certo?
    Você acha que tudo que existe de ruim no Brasil começou em 2018 ?
    Acorda e raciocina.

  2. João Comin   Em   julho 31, 2020 em 10:52 pm

    Esses senhores que assinaram está carta não tem meu respeito . Sou católico mas não acho que este tipo de atitude por parte deles seja construtivo para uma sociedade mais justa. Cadê a comissão representativa que vai lá em Brasília pedir reunião com o presidente e seus ministros responsáveis pelos direitos humanos e ações sociais . São como lobos que assinando este documento estão ouivando ao vento e não trazendo reais intenções de melhorar isto. Se eles tem as soluções dialoguem e exponham as idéias. Com certeza se for para o bem da nação será aproveitado. Mas acho que é mais um ato orquestrado por um bando de egoístas que tem um viés extremamente doentio e esquerdista.

  3. Clair luisa Okabayashi   Em   agosto 1, 2020 em 1:06 am

    Nao concordo com a carta dos bispos em relacao ao governo! A igreja deve se abster de ideologias politicas! Se o pais está no caos que chegou a vulpa nao é do presidente atual mas sim dos que antecederam nos ultimos 15 anos! A igreja nao deveria dividir o povo sob pena da igreja catolica perder muitos fieis pois muitos amam Deus mas nao gostam de politica!

  4. Roque Benini   Em   agosto 1, 2020 em 9:45 pm

    Lamentável!
    Os cristãos carecem de fé e espiritualidade.
    Seremos salvos pela fé, por graça de Deus .
    Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
    Passou o tempo,que os bispos eram príncipes, e tinham ingerência no governo.
    No momento que assumem uma bandeira política, como se fosse Deus, perdem a credibilidade até na missão evangélica de salvar almas.

  5. Vitor Marcolini   Em   agosto 2, 2020 em 2:00 pm

    NÃO CONCORDO COM ESTES DOIS CANALHAS, QUE SE DISSE PORTADORES DA PALAVRA DE DEUS. SÃO DOIS IMBECIS, QUE NÃO EVOLUÍRAM COM O TEMPO.O POVO CRISTÃO NÃO TEMEM MAIS VOCÊS. SÃO TEMENTE A DEUS E NADA MAIS. VOCÊS DOIS, SÃO DOIS BOCÓ COMO O PAPA DE VOCÊS. SEUS COMUNISTAS SEM ESCRÚPULOS. TENHO DITO.

  6. Mario   Em   agosto 3, 2020 em 9:11 am

    Lamentável a atitude dos Bispos e padres que apoiam está odiosa manifestação. Será que Cristo veio para desunir, desagregar. Não o Bom Pastor foi atrás de uma única ovelha desgarrada. Vocês não medem as consequências deste ato?
    Como podem se chamar de arautos da fé, como podem se autodenominar defensores da fé cristã com todo este ódio que vertem nesta manifestaçao. Não seria mais sensato enviarem individualmente as críticas diretamente ao presidente se julgam seus atos errôneos.
    Jesus sempre condenou os fariseus, chamando- os de sepulcros caiados. Será que vocês não são iguais a eles?
    Será que não são lobos em peles de ovelhas?
    Que o Espírito nos ilumine a nós povo, a nós católicos que estamos com o presidente.

  7. anton bresson lindenberg   Em   agosto 4, 2020 em 4:21 am

    Senhores nardello, comin, okabayashi, benini, marcolini e mário os eméritos tondello e dotti estão corretos. leiam a carta na integra sem partidarismos e revanchismos que os senhores entenderão que no momento presente e futuro seus descendentes sofrerão sérios percalços se não houver uma nova diretriz no conceito politico, educacional e social que reverta o ódio e a falta de conhecimento no nosso país. estamos falando de um momento presente esqueçam o passado, olhem para o futuro com amor com serenidade com perseverança os quais sempre foram motivos e diretrizes de orgulho desse nobre povo pradense. boa sorte a todos no novo normal.

    • clarice bocchese da cunha simm   Em   agosto 5, 2020 em 3:45 pm

      Tudo bem Bresson Lindenberg onde está a carta de apoio a Lava Jato? Onde está o futuro de um pais sem lei igual para todos? Se eles se posicionarem por isto os apoiarei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *