Faixa Atual

Título

Artista


Chuva pode chegar nos próximos dias no Rio Grande do Sul

Escrito por em dezembro 31, 2021

Uma frente fria deve atingir o Rio Grande do Sul na terça (4) e quarta-feira (5) da semana que vem

Para os próximos dias, há previsão de ocorrer dois tipos de circulações que possivelmente favorecerão a ocorrência de chuvas no Estado. É o que aponta o boletim elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga. 

O primeiro será um fluxo de calor e umidade transportado pela corrente de jato de baixos níveis (JBN), que chegou ao Estado nesta quinta-feira (30) e trouxe ar quente e úmido da região Centro-oeste do Brasil em direção ao Rio Grande do Sul. Essa circulação pode auxiliar na formação de pequenos sistemas convectivos de mesoescala (aglomerados de nuvens) e gerar chuvas nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste do Estado.

O segundo sistema previsto pelos modelos numéricos será uma frente fria, que deverá chegar ao Rio Grande do Sul na terça-feira (4) e permanecer atuando durante toda a quarta-feira (5) da próxima semana. Caso esta frente fria chegue ao Estado, os modelos indicam chuvas acumuladas de mais de 30 milímetros para a região Nordeste e acumulados maiores do que 20 mm para as regiões do Litoral e Central.

O documento também aborda a situação atual das culturas de soja, milho, olerícolas, frutícolas e bovinocultura de leite. É possível acompanhar os Boletins Integrados Agrometeorológicos clicando neste link.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *