Faixa Atual

Título

Artista


Distanciamento Controlado: Serra Gaúcha tem bandeira laranja para o comércio

Escrito por em maio 11, 2020

Novo decreto estadual vale a partir dessa segunda-feira (11)

No último sábado (09), o Governador Eduardo Leite anunciou o novo decreto estadual, que passa a vigorar nesta segunda-feira (11), com as medidas do distanciamento social controlado e obrigatoriedade da utilização de máscaras em todas as regiões. A partir desta segunda (11), os municípios devem seguir as medidas que apontam medidas específicas de funcionamento para as atividades. Ao todo, mais de 100 ramos do comércio tem suas determinações específicas.  A bandeira laranja significa média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus.

O setor de restaurantes poderá ter funcionamento com sistema a la carte, 50% do número de funcionários, além de tele-entrega. O buffet segue proibido. O comércio varejista poderá abrir com 50% dos trabalhadores, assim como centros comerciais e shoppings. As indústrias foram divididas em setores, sendo alimentos, têxteis, vestuário, móveis, veículos, entre outras, podendo atuar com 75% dos funcionários; já o setor da construção pode ter 50% dos trabalhadores; empresas de alimentos, bebidas, farmoquímicos e farmacêuticos podem ter 100% dos funcionários.

Os veículos de transporte de passageiros podem ser disponibilizados com 60% da capacidade nos municípios, 75% intermunicípios e transporte de cargas com 100%.

Nos serviços, continuam proibidos de funcionar as casas noturnas, bares e pubs, clubes sociais e esportivos. Já as academias podem ter 25% dos funcionários, assim como as atividades de cabeleireiro. Em relação às missas e cultos religiosos, há capacidade máxima de 25% do local.

A avaliação será feita a cada semana, com divulgações todos os sábados da cor da bandeira para a semana seguinte. As definições levam em conta o número de leitos de UTI, casos e óbitos pelo coronavirus.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Continue lendo