DICA DE SAÚDE
Escrito por Eduarda Grazioli em outubro 28, 2019
Há muito tempo, era comum ver atletas fazendo propaganda de cigarro e fumando. Hoje, os tempos são outros e sabemos o quão mal esse vício faz para o nosso organismo e para todos que estão próximos. Mais de 90% das mortes causadas por Câncer de pulmão tem ligação com o fumo. Então porque mais de 1 bilhão de pessoas ainda fumam? Esse é um tema para uma próxima matéria.
O cigarro contém cerca de 4720 substâncias tóxicas, das quais 50 são cancerígenas. “O tabagismo leva a aumento de diversas doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrames e infartos. São pelo menos 50 doenças reconhecidas pela OMS”, diz o oncologista e coordenador do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Enaldo Melo de Lima.
A terrível nicotina que compõe o cigarro, aumenta os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo aumento da ansiedade e a redução da imunidade, o que faz as pessoas que fumam terem mais gripe, por exemplo e demorarem mais para curar doenças.
Sabe-se que não é fácil parar de fumar, mas existem algumas dicas que podem auxiliar. A Solaris preparou uma dica para ajudar quem quer parar de fumar.
Mastigar Lima, os ácidos da fruta, atuam na saliva, diminuindo a compulsão pelo cigarro. Além disso a fruta é rica em Vitamina C e antioxidantes que ajudam no aumento da imunidade e melhora do aspecto da pele e regeneração das células que o cigarro destrói. Se não tiver lima, pode ser o limão.
As dicas são muitas, mas precisamos do ingrediente principal, AUTOESTIMA, essa vale para todos. Fumantes e não fumantes.
Fonte: câncer.org.br