Faixa Atual

Título

Artista


Dia Municipal do Escoteiro passa a vigorar em Antônio Prado

Escrito por em julho 21, 2022

A data será comemorada anualmente no dia 23 de abril

Na última terça-feira(19), na Câmara de Vereadores de Antônio Prado foi instituído o Dia Municipal do Escoteiro. A data passa a vigorar após a aprovação do Projeto de Lei Legislativo 0007/2022 que será comemorado, anualmente, no dia 23 de Abril.

Para comemorar o “Dia Municipal do Escoteiro“ poderão ser desenvolvidas atividades relacionadas ao escotismo na semana que antecede o dia instituído, pelo Poder Executivo Municipal, por meio da secretaria municipal competente, com o engajamento de instituições de ensino, entidades representativas de classe e das organizações da sociedade civil.

Em contato com um dos coordenadores dos escoteiros em Antônio Prado, Gustavo Marsílio, foi contato um pouco da história do Grupo de Escoteiros Sentinela da Serra. “Em 1983 foi de um encontro de Amigos que tiveram a ideia de proporcionar aos seus filhos algo diferente para Antônio Prado, assim convidaram na época o Comissário Distrital Jaime Camassola para uma palestra informativa sobre o que é o Movimento Escoteiro como funcionava nas dependências do Clube União, assim iniciou a formação do Grupo onde teve a escolha do Presidente do Grupo o primeiro foi o Laureano Fortuna e com auxílio de demais pais formaram a diretoria para fundar o Grupo Escoteiro Sentinela da Serra sua primeira data de fundação é de 12 de novembro de 1983.”

Atualmente o grupo conta com 61 associados na União dos Escoteiros do Brasil (UEB), estes distribuídos em Diretoria, Escotistas, Lobinhos (a), Escoteiros (a), Sênior e Guias. Marsílio também reforça que o grupo está com vagas abertas para o ramo Lobinho a partir dos seis anos e meio até 10 anos.

A data escolhida foi do Dia Mundial do Escoteiro, dia 23 de abril, data comemorada no mundo inteiro, em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge que é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, pôr o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”.

Fonte: Câmara de Vereadores e Gustavo Marsílio.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *