Faixa Atual

Título

Artista


Dia Mundial sem Tabaco: Ações e atividades em prol da cessação do tabagismo

Escrito por em maio 31, 2021

Neste ano a campanha traz como lema ” Comprometa-se a parar de fumar”

Hoje, dia 31 de maio, é marcado pelo Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema. Neste ano o INCA realiza campanha com o tema: “Comprometa-se a parar de fumar”. Segundo o Instituto o tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina e oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo.

A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19 entre outros como:

Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

A última estimativa mundial (2012) apontou incidência de 1,8 milhão de casos novos, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres. A taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e cessação do tabagismo constatados nos diferentes sexos.

No Brasil, a doença foi responsável por 26.498 mortes em 2015. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.

Efisema Pulmonar

O cigarro e a inalação de outros tipos de fumaça tóxica são os maiores responsáveis pelas doenças respiratórias. Muitas vezes, porém, o fumante apresenta alguns sintomas comuns, como tosse e cansaço, e não desconfia que está doente.

Esse é o caso do paciente com enfisema pulmonar, uma doença respiratória grave que costuma se desenvolver nos pulmões de quem fuma ou fumou cigarro por muitos anos.

O enfisema pulmonar, como é popularmente conhecida a DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica, leva à perda de elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos pulmonares, causando uma série de desconfortos que variam de leves a bastante intensos.

Outras doenças que pode sem causadas pelo tabagismo, são: Infarto e AVC, Impotência sexual, Doenças reumáticas, Úlceras gástricas, Alterações visuais, Alterações da memória e complicações na gravidez.

Confira no site do INCA 103 motivos para parar de fumar e comece hoje.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas com informações do INCA


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *