Faixa Atual

Título

Artista


Dia Mundial da Água: Confira dicas de consumo consciente

Escrito por em março 23, 2020

RS vive pior seca dos últimos oito anos, portanto, saber utilizar esse bem vital é cada vez mais necessário.

No dia 22 de março, é lembrado mundialmente o Dia da Água, e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

Em razão de sua importância, recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros de água por dia para que o organismo continue funcionando perfeitamente. Vale destacar que essa é uma recomendação geral e que fatores como idade, sexo, peso, estação do ano e prática de atividades físicas podem afetar a quantidade necessária de água para o organismo.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano.

DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

1. Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água do enxágue para lavar o quintal ou a calçada.

2. No supermercado, faça escolhas conscientes e opte por produtos que utilizam menos água no processo de fabricação.

3. Tome banhos rápidos e, ao se ensaboar, feche o registro.

4. Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água.

5. Para economizar ainda mais, uma boa dica é optar por produtos que não utilizam água na limpeza em casa, por exemplo, nos vidros utilize um limpador específico. Esborrife o limpador para vidros e passe um pano seco em seguida.

6. Para limpeza das bancadas, use também algum produto que não precise ser dissolvido em água.

7. Uma das práticas mais comuns para a limpeza do chão é usar a mangueira. Para evitar que ela fique aberta desperdiçando água, utilize cloro no formado gel.

8. Para quem tem lava-louças, utilize-a com capacidade máxima, isso faz com que se use seis vezes menos água.

09. Nas máquinas de lavar-louças, você consegue utilizar a quantidade correta de água, pois elas possuem dosadores que evitam o desperdício.

10. Para quem não usa máquina de lavar, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada antes de enxaguar.

11. Para o fogão, o ideal é que se use um limpador cremoso. Desta forma, não é necessário usar água para a limpeza eficiente. Utilize algumas gotas em um pano úmido, passe em toda a superfície e em seguida passe um pano úmido sem o produto. 

12. Para a limpeza do quintal, troque mangueira pela vassoura. Se for necessário que o mesmo seja lavado, reaproveite a água da máquina de lavar roupa para esta área.

13. Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.

14. Evite lavar o carro. Caso o faça, não lave carros com mangueira. Opte por baldes com água e pano.

A Rádio Solaris conta com o apoio da Bamboo nesse processo de conscientização. Seja você seu próprio fiscal e busque utilizar apenas os recursos hídricos necessários.

Fonte: Grupo Solaris.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *