Faixa Atual

Título

Artista


Dia do Vinho Brasileiro: Saiba detalhes sobre a produção da bebida em vinícolas de Antônio Prado

Escrito por em junho 5, 2020

Safra da uva em 2020 é apontada como de boa qualidade na região, apesar da produção menor que a projeção

No domingo (07), é lembrado o Dia do Vinho Brasileiro. Se por um lado a safra da uva teve menor produção do que se esperava na serra gaúcha em 2020, devido aos fatores climáticos que tiveram interferência na quantidade colhida, por outro lado, a qualidade foi positiva. Há muitos anos as videiras gaúchas não produziam uvas tão equilibradas em acidez e concentradas em açúcares, taninos (substâncias presentes na casca da uva e que dão estrutura e corpo ao vinho) e pigmentos.

A estiagem, responsável por muitas perdas em várias culturas, foi benéfica no caso da uva. Após um inverno de 2019 ameno, com poucas chuvas em agosto e setembro e precipitações acima da média em outubro e novembro, os vinhedos passaram a ter condições ideais a partir de dezembro, quando iniciou um predomínio do tempo seco, que propiciou a maturação da uva de forma completa.

A reportagem da Rádio Solaris esteve em contato com algumas vinícolas de Antônio Prado buscando saber detalhes sobre a produção de vinho na cidade. Ao menos 70% da uva utilizada para produção de vinho é produzida no município. Na vinícola Casa Muterle foram cerca de dois milhões de quilos utilizados para produzir cerca de 1,7 milhão de litros de vinho. Em contato com a Sociedade de Bebidas Serrana, a informação é de que a produção vem diminuindo nos últimos dois anos. Em 2020, foram produzidos cerca de 640 mil litros de vinho.

Sobre os impactos da pandemia do coronavirus, o mercado teve retração no mês de março, quando os depósitos, principal mercado de compra, apenas mantiveram os estoques. Porém, o momento já aponta aumento nas vendas, devido ao fato de muitas pessoas estarem em casa e o vinho torna-se uma harmonização com a comida.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *