Faixa Atual

Título

Artista


Dia do Colono: “Ser agricultor é manter a terra viva, é cultivá-la produzindo alimentos saudáveis”

Escrito por em julho 25, 2021

Ivanir Antônio Maraschin cultiva alimentos agroecológicos e também orgânicos e os comercializa pela região

Dia 25 de julho é considerado o dia do Colono e Motorista. A data foi criada em 1924 em meio às comemorações do centenário da vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul e em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes, São Cristóvão.

A Rádio Solaris realiza em homenagem a estes profissionais uma série de matérias que enaltecem e contam histórias de pessoas que representam esta data, como forma de homenageá-los devido a duas atividades cruciais para o funcionamento de diversos setores de nossa economia.

E é o que o personagem destacado nesta matéria faz há mais de 30 anos: O agricultor Ivanir Antônio Maraschin cultiva alimentos agroecológicos e também orgânicos e os comercializa em Porto Alegre, Canela, Antônio Prado e região.

A produção de Maraschin é familiar. Atuam juntamente ao agricultor sua esposa Janice e seus pais Onofre e Elma que o auxiliam no plantio e colheita de grãos, tubérculos, legumes e hortaliças como cenoura, beterraba, nabo, tomate, batata, cebola, pepino, alface, repolho roxo e verde, brócolis, couve-flor, entre outras variedades que trazem o sustento para a família incluindo seus dois filhos Patrícia de 15 anos e Henrique de oito que no momento se dedicam aos estudos.

Para o controle de insetos e pragas em sua produção o agricultor nos contou que utiliza extratos de ervas e explicou que também já existem empresas que trabalham com produtos liberados para controle de pragas em produtos orgânicos sem causar danos à saúde do consumidor.

Para comercializar produtos orgânicos não somente plantá-los, colhê-los e posteriormente vende-los: É necessário que eles sejam certificados através da Rede Ecovida e sejam cadastrados no Ministério da Agricultura. Uma vez por ano uma inspeção é realizada pelo Conselho de Verificação do Ministério na propriedade de forma a assegurar a qualidade dos produtos.

Quando perguntado como define o que é ser agricultor Maraschin afirma. “Ser agricultor é manter a terra viva, é cultivá-la produzindo alimentos saudáveis.”

A família de Maraschin é uma entre 2.040 agricultores ativos no município que tiram o próprio sustento da terra. Estima-se que cerca de 3% da Agricultura no município seja ecológica/orgânica. Entre as culturas mais plantadas no município estão o milho, pêssego, cebola, ameixa e tangerina.

A Rádio Solaris presta homenagem aos trabalhadores da terra que garantem a alimentação saudável de milhares de mesas em Antônio Prado e região com o apoio da Agrimar, Agrovet Saúde Animal, Associação dos Motoristas, Bio Nutri, Cresol, Econativa, Restaurante do Zeca, Dalle Molle Mudas, Nutririva, Atraf, Viprado, Prefeitura de Nova Roma do Sul, Hotel Martello, Posto o Cupim, Super Pneus, Spazzio Sole, Sicoob, Solaris Corretora, Transportadora Ravanello e Vereador Neudi Balancelli e deseja a todos os produtores um feliz dia do Colono e Motorista.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *