Faixa Atual

Título

Artista


Dia do Ciclista: iniciativas buscam criar mobilidade ativa

Escrito por em agosto 19, 2020

A prática da bicicleta contribui para diminuição de CO2, custo-benefício e saúde das pessoas e cidades

Desde de 2017, no Brasil, o Dia do Ciclista é lembrado em 19 de agosto e tem o objetivo de fomentar o uso da bike como meio de transporte. A data não poderia ser mais relevante. Com o início da pandemia, houve uma movimentação rápida e única no mundo em torno da mobilidade urbana. Poderes públicos traçaram planos para introduzir e ampliar o uso das bicicletas como meio de transporte fundamental para garantir o afastamento social.

Em abril, a Tembici, líder em micromobilidade na América Latina, responsável por operar o sistema do projeto Bike Itaú, patrocinado pelo Itaú Unibanco, fez um levantamento para identificar o perfil dos ciclistas que usam as bikes durante a pandemia e constatou que 87% dos usuários optam por transporte individual e em ambiente aberto como prevenção da Covid-19.

Em todas as cidades em que o programa está presente, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador, foi constatado que 54% utilizam a bike para ir e voltar do trabalho.

“Com a pandemia, as bikes se provaram ainda mais funcionais e no pós-pandemia, esse comportamento de prevenção tem se acentuado e iniciativas do poder público que estimulem os deslocamentos com bicicletas são fundamentais”, comenta Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici.

Conduta de higienização

Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, houve reforço na higienização. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.

Inovação e segurança

Em agosto, a Tembici estreou a liberação de bicicletas por meio de verificação de QR Code, inovação que leva em conta os novos hábitos e cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento.

Promo Dia do Ciclista 

Para tornar essa data ainda mais especial, do dia 19 a 31 de agosto, a Tembici oferece 50% de desconto para novos usuários que aderirem ao plano mensal do Bike Itaú. Para isso, as pessoas devem se cadastrar e usar o código CICLISTA50OFF. 

#VaideBike

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 30 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela  lista das 100 Startups to Watch (2020), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua.

Fonte: Ariane Hipólito – vcrp Brasil


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *