Faixa Atual

Título

Artista


Dia de celebrar o amor: 110 casais oficializam união em cerimônia de casamento comunitário na UCS.

Escrito por em dezembro 9, 2019

Pelo terceiro ano consecutivo, Universidade sedia evento que promove a regularização coletiva de matrimônios da população de baixa renda.

Para celebrar o amor e formalizar a parceria de vida, 110 casais de Caxias do Sul participaram da 14ª edição do Casamento Comunitário, sediado no Ginásio Poliesportivo I da Universidade, no sábado, dia 7 de dezembro. Pelo terceiro ano consecutivo, a UCS acolhe o evento que promove a regularização da situação conjugal da população de baixa renda, legaliza a união dos casais e permite a realização de um sonho para os participantes.

Além da UCS, por meio do SAJU – Serviço de Assistência Jurídica, a ação é realizada em parceria com Poder Judiciário, Prefeitura de Caxias do Sul, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), UAB (União de Associações de Bairros) e Cartórios de Registro Civil de Caxias do Sul.

Representando a UCS, a professora Vera Lúcia Steiner, da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, destacou que a Universidade, ao promover o Casamento Comunitário, reforça o compromisso de atuar com a comunidade em que está inserida, por meio de uma confraternização que celebra o amor e a união. A professora desejou felicidades aos casais e que a união ali estabelecida seja duradoura.

Os casais receberam ainda uma bênção ecumênica do Padre Anderson Golin e do Frei Jaime Bettega. O cerimonial contou ainda com as falas do Secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Tenente Coronel Ederson de Albuquerque Cunha, representando o prefeito Daniel Guerra, do Juiz Diretor do Foro da Comarca de Caxias do Sul, Carlos Frederico Finger, e do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter.

De Humaitá para a vida

Adriele Amorim, 25, e Valdinei do Nascimento, 31, conheceram-se na cidade de Humaitá, no interior gaúcho. Ele morava em Três Passos, município vizinho, e foi até Humaitá para passar um momento no rio da cidade. Foi lá que conheceu Adriele, há nove anos. Em quase uma década construíram uma relação, mudaram-se para Caxias do Sul há 7 anos, em busca de oportunidades de emprego e há três meses nasceu Gael, o primeiro filho do casal. A formalização jurídica da união veio para coroar o momento dos dois. “Casar é um sonho”, destaca Adriele. Com a documentação assinada, eles partiram para uma confraternização entre amigos para celebrar o casamento.

Jovens e casados

A pouca idade contrasta com os projetos de vida já desenhados. Jordely Campelo Quintana de Moura, de 19 anos, e Alisson da Cunha de Moura, 23, oficializaram a união durante o casamento comunitário, mas a parceria se estende desde a adolescência. Eles começaram a namorar em 2014, conheceram-se durante um curso técnico, há dois anos passaram a morar juntos. Em 2018, tiveram o primeiro filho. Agora pretendem dar prosseguimento à parceria de vida, e planejam criar um empreendimento conjunto na área da metalurgia. Por enquanto, porém, contentam-se em viver o momento: “Sempre foi um sonho nosso casar”, relatam. O par se prepara para cumprir as próximas metas de vida – tempo eles terão pela frente.

Fotos: Claudia Velho


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *