Faixa Atual

Título

Artista


Dia 13 de Julho: Dia Mundial do Rock no Brasil

Escrito por em julho 13, 2022

Data é celebrada desde 1987

O dia 13 de julho celebra o Dia Mundial do Rock e por mais que se chame “mundial” a data é apenas comemorado em solo brasileiro. O rock que é um dos estilos musicais mais conhecidos por todo o mundo e que iniciou sua caminhada de sucesso nos anos 50.

O Rock surgiu na década de 50 através da mistura de três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz. A fusão deste gêneros criou o que conhecemos por Classic Rock. Elvis Presley, considerado como o “o rei do rock”, surgiu nesta época.

No dia 13 de julho de 1985 aconteceu o Live Aid, realizado principalmente em Londres e na Filadélfia. O evento era para arrecadar fundos para famílias da Etiópia que sofriam de fome.

O evento que contou com bandas como Sting, U2, Phil Collins, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney, Eric Clapton, Mick Jagger e Bob Dylan foi uma das maiores transmissões via satélite e televisão de todos os tempos.

O cantor Phil Collins havia sugerido pela dimensão do festival que a data se tornasse o dia global do rock. No Brasil por volta de 1987 a data começou a ser comemorada por rádios brasileiras, então por mais que se chame Dia Mundial do Rock ela é uma data celebrada apenas no Brasil.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a data considerada é 9 de julho, dia em que estreou o programa American Bandstand, que ajudou a popularizar o gênero entre as décadas de 50 e 80.

E o bom e velho rock n’ roll é muito mais que um gênero musical, ele representa um traço da história, de uma cultura e de um estilo de vida que segue vivo até hoje.

Fonte: Letras


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *