Faixa Atual

Título

Artista


Defesa Civil orienta moradores ribeirinhos ao Rio das Antas em Antônio Prado

Escrito por em julho 30, 2020

De acordo com o Tenente Coronel Sandro, o risco do rompimento da PCH é mínimo

Defesa Civil orienta moradores ribeirinhos ao Rio das Antas em Antônio Prado

Durante a manhã e à tarde desta quinta-feira (30) membros da Defesa Civil do estado e de Antônio Prado, acompanhados pelo corpo de bombeiros e funcionários da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) fizeram incursão na costa pradense do Rio das Antas. O motivo foi à orientação de moradores ribeirinhos para caso ocorra o rompimento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de São Francisco de Paula. A PCH Passo do Meio apresentou uma fissura em sua estrutura e, como forma de prevenção, a Defesa Civil decidiu orientar moradores costeiros ao rio nas cidades de Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos e Vacaria.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil regional (Crepdec9), Tenente Coronel Sandro, que participou da incursão, o risco do rompimento da PCH é mínimo, a orientação faz parte do plano emergencial da empresa responsável pela barragem. “O objetivo é percorrer e orientar todo o trajeto da zona de impacto da água caso venha ocorrer o rompimento que, acredito não chegue a 1% de chance de isso ocorrer”, comenta o militar.

Ainda segundo Sandro, caso ocorra o rompimento, existem no curso do rio outras duas barragens que comportariam a água da Passo do Meio.

A empresa já está baixando o nível da água da PCH para efetuar o concerto da fissura.

De acordo com a (Crepdec9), a maioria das habitações é para uso esporádico, não como residência permanente.

Informações/Defesa Civil

Imagens/Bombeiros


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *