Faixa Atual

Título

Artista


De Cabo Verde para professor e empresário no Brasil

Escrito por em março 21, 2022

Valter Marcos é professor da Faculdade de Antônio Prado (FAP) e dono da marca Criolada

O doutor em administração, professor e dono da marca Criolada, Valter Marcos Monteiro Fortes, é natural de Cabo Verde, África. Conheceu o Brasil pela primeira vez em 2004, no qual participou de um intercambio de estudos.

O professor retornou ao Brasil em 2014 e após alguns percalços em seu percurso de vida seguiu como professor e hoje além de seguir lecionando, tem um marca de roupas chamada Criolada.

Hoje, dia 21 de março é conhecido como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, e como um homem negro, Fortes comentou sobre as situações que enfrentou ao mudar sua vida para o Brasil. “Em vários lugares eu me sinto meio isolado, no sentido de não ver outros rostos similares, em reuniões com empresários, por exemplo, não se vê outras pessoas negras”, explica o professor.

Ele ainda complementa que para ele é um pouco mais fácil lidar com isso. “O que me conforma é que sou estrangeiro, eu tenho a possibilidade de voltar para o meu país, mas para os brasileiros isso é preocupante.”

O empresário explicou sobre o nome da sua marca, que tem marcas do seu país de origem, e um nome criado especialmente para ser unissex. “Na minha cultura a palavra criolada não era utilizada, mas a palavra crioulo e crioula sempre existiram e crioulo é nossa língua materna, mesmo que falamos português como língua oficial, e no país tem uma divisão que crioulo é masculino e crioula feminina então Criolada seria a junção das duas para se criar uma marca unissex.”

Segundo Fortes, sua marca representa muito de suas origens.“Quem veste uma peça da Criolada se expressa através de um movimento, então Criolada é isso, reunião de pessoas, que buscam que sabem ser felizes. Esse é o sentido, quem utiliza uma peça, ela vem carregada de simbolismo.”

A sua marca pode ser encontrada no Instagram pelo @criolada_.

Fonte: Repórter Gustavo Zanotto


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *