Faixa Atual

Título

Artista


De 25 a 29 de Novembro, é lembrada a Semana Nacional do Doador de Sangue

Escrito por em novembro 27, 2019

Conheça detalhes do trabalho realizado pelo hemocentro de Caxias do Sul.

A cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país, segundo estatísticas do Ministério da Saúde. No Brasil, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. Isso significa que 16, a cada mil pessoas, doam sangue regularmente.

Durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro de Caxias do Sul desenvolve uma série de atividades. Quem vier ao Hemocs poderá assistir apresentações artísticas, de música e dança, em diferentes períodos ao longo da semana.

Carolina Brum, diretora-geral do Hemocentro, explica que o objetivo da Semana do Doador de Sangue é reforçar a importância deste ato solidário, sensibilizar novos voluntários e fidelizar os que já existem.

A programação iniciou na segunda-feira (25) e segue até sexta (29). Na quinta-feira (28), a partir das 14h30min, ocorre a apresentação do Coral da Associação Criança Feliz, com 26 integrantes.

Na sexta-feira (29/11), às 9h, entrega solene de novos equipamentos ao Hemocs, doados pelo Rotary Club Caxias do Sul – Imigrante. Entre os materiais oferecidos pela instituição há agitadores de plaquetas, seladora portátil, monitor digital de pressão arterial e televisores. Segundo a diretora, a doação permite qualificar ainda mais os serviços prestados pelo Hemocentro.

Durante o ano, 17 ações externas de coleta de sangue já foram realizadas com a unidade móvel do hemocentro. Outras duas coletas devem ocorrer ainda em 2019.

Coleta de Sangue nos últimos 3 anos Número de doações
2017 12.545
2018 11.873
2019 – até 31/10 10.427

Mensalmente, o Hemocs coleta cerca de 1.000 bolsas de sangue, que são distribuídas a 16 serviços de hemoterapia dentro de hospitais conveniados, dando cobertura transfusional a 49 municípios da região da Serra, compreendendo uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Neste ano, até o fim de outubro, o serviço recebeu mais de 10,4 mil doações. Deste total, 6,9 mil foram doações voluntárias; 3,3 mil reposições e cerca de 100, doação exclusiva de plaquetas. Já o número de novos doadores é superior a 3,5 mil neste ano; enquanto os que retornaram ao serviço para coleta soma 6,7 mil.

O estoque atual é satisfatório, porém deve ser renovado diariamente com novas doações, principalmente devido à validade do concentrado de plaquetas que é de apenas 5 dias após a coleta.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *