Dados apontam que 53% dos brasileiros já desenvolveram anticorpos para a Covid-19
Escrito por Luiz Augusto Filipini em junho 12, 2020
Pesquisa é realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e financiada pelo Ministério da Saúde
A segunda fase da pesquisa nacional que reúne dados sobre o coronavirus, realizada pela UFPel, aponta que, nas últimas duas semanas, houve um aumento de pessoas que desenvolveram anticorpos para a Covid-19, chegando a 53%.
A pesquisa, realizada em 83 cidades brasileiras, teve testagem de 200 pessoas em cada uma delas, nas duas fases já realizadas. Nas cidades, de forma individual, o aumento na porcentagem de pessoas com anticorpos subiu de 1,7% na primeira testagem para 2,6% na segunda.
Conforme Pedro Hallal, diretor-geral do estudo e reitor da Universidade Federal de Pelotas, o aumento de 53% em pessoas com anticorpos é uma média entre as cidades.
A segunda fase da pesquisa nacional ocorreu nos dias 04 e 07 de junho, onde os pesquisadores concluíram 31.165 entrevistas e testes para a Covid-19.
No Rio Grande do Sul, os testes da pesquisa estão sendo realizados em sete cidades – Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. Em todas elas foram testadas e entrevistadas 200 pessoas e a proporção de anticorpos está menor que 1%.

Fonte: Grupo Solaris.