Faixa Atual

Título

Artista


Da agricultura convencional para orgânica, conheça a história da família Pauletti

Escrito por em julho 28, 2022

Vilmar Pauletti e Janete Agustini contam sua história Dia do Agricultor

Hoje dia 28 é comemorado o Dia do Agricultor, data instituída em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek sancionando o decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960. Classe esta responsável por grande parte do sustento de famílias no mundo todo e na nossa região não sendo diferente.

Mesmo por ser conhecido como um trabalho muito árduo muitos tem orgulho de sua função o que é o caso da família Pauletti de São Valentim.

Vilmar Pauletti e Janete Agustini sempre trabalharam com a agricultura convencional e a cerca de 22 anos receberam a proposta de trabalhar com a agricultura orgânica. No início, meia propriedade foi modificada para produção orgânica e ao perceber o bom resultado decidiram expandir para toda extensão.

Neste meio tempo outro fato fez com que a mudança para agroecologia acontecesse. No período de transição Vilmar Pauletti teve uma intoxicação em contato com o agrotóxico, situação que se agravou e fez com que a família decidisse investir na agricultura sustentável.

Investimento este que hoje serve como motivo de orgulho. “Hoje vivemos a agroecologia ao nosso redor e é muito bom receber visitas e poder oferecer nossa frutas sem receio e com muita alegria,” comenta a agricultora.

A família hoje vende seus produtos na Econativa, para merenda escolar e boa parte em Porto Alegre local mencionado como ponto de grande valorização.

Recentemente Agustini foi homenageada como mulher ipeense pela Câmara de Vereadores de Ipê o que segundo ela serve de motivação para continuar neste caminho.

Esta é apenas uma história dos mais de 3.400 agricultores que residem em Ipê.

Imagens de capa – Colono com Orgulho.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *