Faixa Atual

Título

Artista


Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos de Caxias do Sul é concluído

Escrito por em junho 28, 2022

Iniciativa da Secretaria da Agricultura reuniu participantes de 27 entidades atendidas pelo Banco de Alimentos

A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (Smapa) concluiu nesta quinta-feira (23) o curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. O encerramento foi marcado por um encontro dos participantes com a equipe da pasta, seguido da entrega dos certificados de conclusão, no espaço do Banco de Alimentos. Além dos profissionais envolvidos, participaram o diretor do Banco de Alimentos, Edson da Rosa, e a diretora técnica Cristina Fabian Gregoletto.

O curso foi promovido em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e contou com quatro turmas. Participaram 37 profissionais, entre cozinheiras, auxiliares de cozinha e manipuladores de gêneros alimentícios, com atuação em 27 entidades atendidas pelo Banco de Alimentos.

O curso foi realizado na Câmara de Vereadores para facilitar o acesso dos participantes. Foram abordados temas como doenças veiculadas por alimentos, micro e macronutrientes, cuidados com os alimentos, boas práticas na manipulação de alimentos, manual de boas práticas, pós-colheita de frutas e hortaliças, higienização, higiene pessoal e demais controles na manipulação de alimentos.

A capacitação em Boas Práticas para manipuladores de alimentos é uma exigência da resolução 216 do Ministério da Saúde, de 15 de setembro de 2004. “Capacitar as pessoas que manipulam os alimentos é essencial para garantir que o processo seja seguro e para que todos saibam dos cuidados de higiene necessários neste tipo de atividade”, explica a nutricionista da Smapa, Kelly Estarla dos Passos Andreis. Em julho, será realizado curso profissionalizante para formação de garçons, para pré-inscritos que participam de processo seletivo na semana que vem.

Foto: Claiton de Vargas Daros


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *