Faixa Atual

Título

Artista


Crianças de 6 a 11 meses de idade devem ser vacinadas contra o sarampo

Escrito por em agosto 23, 2019

No RS, cerca de 70 mil crianças devem receber a dose.

A Secretaria da Saúde orienta que todas as crianças de 6 a 11 meses devem ser vacinadas contra o sarampo. A recomendação foi divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em 11 Estados do país, principalmente em São Paulo. O Rio Grande do Sul não teve até o momento nenhum caso confirmado.

O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. No RS, são cerca de 70 mil crianças dentro da faixa etária. 

A medida preventiva indica a aplicação como uma “dose zero”, já que ela não substitui a primeira dose contra o sarampo no Calendário Básico Infantil, dada aos 12 meses de idade com a vacina tríplice viral (que também protege contra a rubéola e a caxumba). A proteção é completada aos 15 meses com a tetra viral (que previne ainda contra a varicela, também conhecida como catapora).

Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o Ministério da Saúde também orienta aos Estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *