Faixa Atual

Título

Artista


Criação legal do município de Antônio Prado

Escrito por em fevereiro 5, 2020

A instalação da Intendência da nova vila ocorreu no dia 25 de março de 1899

O primeiro município criado pelo Presidente (governador) Borges de Medeiros foi Antônio Prado, através do Decreto nº 220, de 11 de fevereiro de 1899. A Colônia, que era 5º Distrito de Vacaria, foi elevada a categoria de Vila, nomeando como Intendente provisório Inocêncio de Matos Miller.

A instalação da Intendência da nova vila ocorreu no dia 25 de março de 1899.

A primeira eleição da Vila de Antônio Prado ocorreu no dia 1º de agosto, a qual elegeu Intendente e Conselheiros municipais para o quadriênio 1899/1903.

Concorreram ao cargo os candidatos Inocêncio de Matos Miller, Firmino Luís Gomes de Abreu, Vitório Facciolli, João Carneiro de Mesquita, João Miller Carpes, José Dotti, Domingos Donida, Pasqual Meneguzzi e Francisco Busato.

No dia 21 de agosto foram concluídos os trabalhos da Junta apuradora que elegeu: para Intendente, Inocêncio de Mato Miller, com 244 votos e vice-intendente, Firmino Luís Gomes de Abreu. Para conselheiros: Vitório Facciolli, Francisco Busato e João Carneiro de Mesquita, com 244 votos cada, José Dotti, Domingos Donida, Joãi Muller Carpes e Pasqual Meneguzzi, com 245 votos cada.

Composta a nova administração, os eleitos tomaram posse no mesmo dia 21 de agosto. Nesse mesmo dia aconteceu a eleição do Presidente e do vice-presidente do Conselho Municipal.

Vitório Facciolli foi eleito presidente com seis votos e João Carneiro de Mesquita vice, com quatro votos.

No dia 10 de janeiro de 1990, o Conselho Municipal procedeu a divisão do município em cinco seções eleitorais: A 1ª na sede do município, a 2ª em Nova Treviso, a 3ªem Nova Roma, a 4ª na Linha Cândida e a 5ªem Castro Alves.

Quem foi Inocêncio de Matos Miller

Natural de Passo Fundo, nascido em 1865, foi Tenente Coronel da Guarda Nacional. Foi nomeado pelo Presidente Borges de Medeiros no primeiro Intendente da nova Vila Antônio Prado. Como visto acima, nas primeiras eleições foi eleito com 244 votos.

Acervo Nilo Bortoloto, do Livro Antônio Prado e sua História – Fidélis Dalcin Barbosa Pesquisa e Redação Jornalista Ronei Marcilio – Grupo Solaris de Comunica


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *