Faixa Atual

Título

Artista


Covid-19: Quais os motivos para a diferença entre os casos atualizados por Antônio Prado e pelo Governo do Estado

Escrito por em setembro 10, 2020

Na quarta-feira (9) foram informados 415 casos pelo município, sendo que o governo divulgava 404

Em consulta ao site do Governo do Estado que informa diariamente os casos de Covid-19 em todos os municípios gaúchos, é observada uma diferença entre os dados informados por Antônio Prado em seu boletim e as informações repassadas à plataforma estadual. Enquanto o boletim divulgado no site da prefeitura informava 415 casos, o governo divulgava 404.

Em contato com a Secretaria da Saúde de Antônio Prado, a explicação para a diferença decorre do horário de atualização dos casos. Enquanto o município realiza a contagem dos casos em horários mais amplos, 18h30 ou até mais tarde, por vezes, o governo recebe os dados até às 15h, portanto todas as atualizações que forem feitas após esse horário não entram na contagem estadual, apenas no dia seguinte.

Em relação a elevação de casos, os profissionais da Secretaria da Saúde destacam o aumento da testagem e que, na maioria dos positivados, trata-se de famílias, onde um membro acaba contaminando os demais.

Houve uma elevação nos casos positivos entre as crianças, entre as faixas etárias de menores de um mês, menores de 1 anos e até 10 anos de idade.

A secretaria também tem recebido denúncias de pessoas que tem contato com pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e mesmo assim seguem realizando suas atividades, inclusive de trabalho, pondo em risco outros cidadãos. Os profissionais da saúde alertam que pacientes positivados, mas assintomáticos também transmitem.

Com o aumento na testagem, Antônio Prado é, atualmente, o 13º município entre os 49 que compõem a Serra Gaúcha, com mais casos confirmados da doença. A nível estadual, a cidade ocupa a 73ª posição entre os 497 municípios.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *